O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Ação Educativa lançaram a publicação Indicadores da Qualidade no Ensino Médio. O documento está disponível online gratuitamente e visa fortalecer essa etapa de ensino por meio da autoavaliação participativa escolar.
Para isso, o material estimula a construção coletiva de propostas de e o levantamento de recomendações para as políticas educacionais. Um processo que propõe pensar a escola pública em sua relação com a política educacional e com o território do qual faz parte.
“A participação ‘pra valer’ de estudantes e de suas famílias nas tomadas de decisão; as relações respeitosas entre as pessoas que fazem parte da escola; a interação positiva entre a escola e a comunidade do entorno; a construção de um currículo contextualizado, que valorize os saberes, os conhecimentos e os interesses de adolescentes, jovens e de suas comunidades de origem; e a articulação construtiva entre a escola e as políticas educacionais são alguns dos componentes que integram uma noção de qualidade educacional transformadora”, explicam as entidades na introdução da obra.
A publicação integra a coleção Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), que conta com outros três volumes, enfocando educação infantil, ensino fundamental e relações raciais na escola. As demais obras da coleção podem ser encontradas no site da iniciativa.
O ensino médio tem sido o foco de políticas recentes, como a reforma da etapa proposta pelo governo federal em 2016, a definição da Base Nacional Curricular Comum e a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). As entidades educacionais, contudo, denunciaram a falta de diálogo do governo com a sociedade civil sobre as definições e a negligencia ao pensamento crítico dos alunos como consequência das reformas.
Veja mais:
Entidades educacionais repudiam as novas diretrizes curriculares para o ensino médio
Reforma do Ensino Médio pode piorar evasão nas modalidades técnicas
Movimento Arte na Escola defende obrigatoriedade da disciplina e novo currículo no ensino médio
Crédito da imagem: elenabs – iStock