Professores dos primeiros anos do ensino fundamental podem contar com atividades de apoio para o ensino de língua portuguesa. A iniciativa se chama “PorTu” e disponibiliza os materiais pelas redes sociais Facebook e Instagram. A idealização é da docente do curso de pedagogia do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Carolina Santana, em parceria com suas alunas. As sugestões visam aprofundamento e revisão de conteúdos da disciplina, podendo ser utilizadas também por pais e alunos.
As atividades são disponibilizadas por série e em um modelo “self service” para que pais e professores escolham o conteúdo a ser realizado pelas crianças, respeitando o grau de dificuldade e o estágio de desenvolvimento delas na escola. O projeto reitera que um dos seus benefícios é não dizer como o educador deve aplicar os exercícios, mas apresentar múltiplas opções para que ele escolha as melhores para cada turma, adaptando-as para realidades diferentes.
Também é sugerido a possibilidade de utilizar atividades de séries diferentes em uma mesma turma, no caso de classes que possuem alunos com níveis variados de conhecimento.
Para criar o conteúdo, as estudantes de pedagogia se dividiram em grupos com a tarefa de desenvolver atividades para uma série específica, atendendo aos conteúdos de língua portuguesa presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material foi autorizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para impressão e entrega para escolas e famílias que não têm acesso à internet.
Com UniBH
Veja mais:
Alfabetização: 5 planos de aula de língua portuguesa para trabalhar no ensino fundamental I
Websérie apresenta tópicos curriculares da Língua Portuguesa de forma lúdica
Alunos podem trabalhar erros comuns da língua portuguesa com game gratuito
Crédito da imagem: reprodução Facebook