A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) lançou um repositório de recursos educacionais abertos (REAs). No sistema online da instituição, na categoria graduação, estudantes que desejam seguir a carreira docente em áreas como biologia, matemática, química e pedagogia podem conferir 60 materiais digitais. Além disso, também há conteúdos para extensão, como direitos da pessoa com deficiência.
No catálogo, os REAs estão separados por disciplinas. O objetivo é que eles sejam utilizados como apoio pedagógico em outras universidades e instituições de ensino, colaborando com o processo de ensino e aprendizagem desses futuros educadores.
Alunos e demais profissionais interessados podem ainda cadastrar seus e-mails no campo Fique Sabendo dos Novos REAs e receber atualizações dos materiais elaborados pela Univesp. Além disso, todos os códigos são abertos para edição e podem ser adaptados de acordo com a realidade do contexto onde será inserido.
O repositório possui uma estrutura simples, de fácil navegação, com definições e vídeo explicativo do que são os REAs e sobre seus processos de criação. Além disso, a iniciativa está cadastrada como o primeiro repositório brasileiro no OER Word Map, um mapa que reúne recursos educacionais abertos do mundo todo.
Veja mais:
Livro Recursos Educacionais Abertos no Brasil está disponível online
Sucesso de Recursos Educacionais Abertos depende de cultura do compartilhamento
Brasil ainda enfrenta desafios no uso de recursos educacionais abertos
Crédito das imagens: reprodução site Univesp