O livro o Estado da Arte dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil foi lançado, no último mês, em São Paulo e está disponível para download. A obra foi originalmente publicada em dezembro de 2011 pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) em Moscou, capital da Rússia, mas até então sem versão em português.
Leia também:
Recursos Educacionais Abertos (REA): o que são?
– Colaboração na educação e a autoria como propriedade

De acordo com a ONU Brasil, o objetivo do livro é o de contribuir para registrar parte da história do desenvolvimento dos REA no país, e também o de ajudar a consolidar a importância do tema, permitindo maior compreensão da trajetória dos REA no contexto nacional. A discussão de alguns conceitos e práticas da área estão presentes em iniciativas apresentadas na publicação.

O livro faz distinção entre repositórios de conteúdos digitais disponíveis na rede e gratuitos e os REA. Parte da comunidade internacional envolvida com os recursos educacionais entende que nem todo conteúdo educacional disponibilizado na rede é um REA.
Segundo a definição de REA adotada pela Unesco, o recurso educacional precisa possuir uma licença de utilização que permita ao usuário certas práticas de uso sem infringir direitos autorais, como a cópia, o compartilhamento, a modificação e a sua distribuição, dependendo do tipo de licença escolhida pelo autor desse recurso. São também consideradas REA as obras que estão em domínio público, o que no Brasil ocorre 70 anos após o falecimento do autor.

 

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