Nem sempre as escolas e professores de matemática que participam de avaliações, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), recebem um feedback construtivo baseado nos resultados obtidos. Com isso, as principais mensagens publicadas nos relatórios não chegam à sala de aula.

Contra este problema, o Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), lançou o e-book “10 Questões para professores de matemática… e como o PISA pode ajudar a respondê-las”. A publicação está disponível gratuitamente pela internet.

O livro responde a dez questões comuns, presentes em sala de aula, e que proporcionam aos professores dados importantes sobre o ensino da matéria. Apresenta, ainda, análises para ajudar os educadores a refletirem sobre suas estratégias de ensino e sobre o aprendizado por parte dos alunos.

O Pisa acontece a cada três anos e avalia uma amostra de estudantes de 15 anos ao redor do mundo nas disciplinas de matemática, ciências e leitura. A prova é gerenciada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Ocde) e acontece em mais de 70 países.

Os últimos dados do Pisa mostraram que o Brasil se manteve nas últimas posições do ranking. Entre as 72 nações, o país ficou na 66ª colocação em matemática, 63ª posição em ciências e 59ª em leitura.

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