Nem sempre as escolas e professores de matemática que participam de avaliações, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), recebem um feedback construtivo baseado nos resultados obtidos. Com isso, as principais mensagens publicadas nos relatórios não chegam à sala de aula.

Contra este problema, o Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), lançou o e-book “10 Questões para professores de matemática… e como o PISA pode ajudar a respondê-las”. A publicação está disponível gratuitamente pela internet.

O livro responde a dez questões comuns, presentes em sala de aula, e que proporcionam aos professores dados importantes sobre o ensino da matéria. Apresenta, ainda, análises para ajudar os educadores a refletirem sobre suas estratégias de ensino e sobre o aprendizado por parte dos alunos.

O Pisa acontece a cada três anos e avalia uma amostra de estudantes de 15 anos ao redor do mundo nas disciplinas de matemática, ciências e leitura. A prova é gerenciada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Ocde) e acontece em mais de 70 países.

Os últimos dados do Pisa mostraram que o Brasil se manteve nas últimas posições do ranking. Entre as 72 nações, o país ficou na 66ª colocação em matemática, 63ª posição em ciências e 59ª em leitura.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

6 livros para conhecer metodologias da educação matemática

Obras clássicas e contemporâneos discutem estratégias e abordagens pedagógicas

há 4 meses
Notícias

10 conteúdos para ensinar educação financeira

Materiais ajudam o aluno a associar o tema a questões matemáticas e ambientais

há 5 meses
Notícias

7 livros para entender a etnomatemática

Campo do conhecimento considera características culturais, sociais e históricas dos alunos para criar estratégias pedagógicas

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.