O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) disponibilizou gratuitamente online o guia #Internet com Responsa na sua Sala de Aula. A cartilha orienta sobre como os educadores podem utilizar a web de forma consciente e responsável no seu dia a dia, além de recomendações sobre seu uso em atividades pedagógicas.

“Nosso objetivo é que os professores reflitam sobre como estão usando as redes sociais, os grupos de mensagens instantâneas, para ter consciência das consequências e responsabilidades. E que eles possam servir de modelo aos alunos”, explica a gerente da assessoria jurídica do núcleo e autora do documento, Kelli Angelini.

O guia é dividido em três capítulos. O primeiro deles trata a exposição na web pelos educadores. “O objetivo não é dizer o que é certo ou errado, o que postar ou não, mas provocar a reflexão sobre o que eles estão postando. Quero mesmo essa exposição? Tem algo que devo mudar?”, justifica Angelini, que ainda reforça a necessidade da configuração de privacidade do perfil e do não aceite de estranhos nas redes sociais por parte dos docentes.

O segundo capítulo aborda direito e danos à imagem. Segundo a assessora jurídica, o contrato entre a escola e os pais dos alunos disponibilizando o uso de fotos de seus filhos na internet não se estendem aos professores. “É preciso cuidado com a exposição dos estudantes ~em publicações, para que não haja problemas “, complementa.

Por fim, o último trata a questão da liberdade de expressão. “Esse direito não vai proteger o professor em postagens que incitem humilhação, ofensas e discriminação, podendo causar inclusive consequências na esfera penal e o pagamento de indenizações “, finaliza.

Para solicitar exemplares da versão impressa, as instituições de ensino devem entrar em contato pelo e-mail info@nic.br.

Crédito das imagens: guia #Internet com Responsa na sua Sala de Aula

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Silenciada nos debates públicos, voz do professor pode ser retomada com ajuda da internet

Medo de represálias e desconhecimento da legislação são fatores que impedem professores de darem entrevistas

há 9 anos
Notícias

6 atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas a distância

Iniciativas utilizam TikTok, WhatsApp, Facebook, Minecraft e plataforma para criação de jornal de forma colaborativa

há 4 anos
Notícias

9 links para usar pedagogicamente redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem

Tecnologias podem ser aproveitadas na preparação de aulas EaD em todas as etapas e disciplinas

há 4 anos
Notícias

Manifestações de junho no país eram esperadas, apontam debatedores

Movimento Passe Livre faz trabalho de formação em escolas pelo direito à cidade

há 11 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.