João e Maria contra a Bruxa Guloseima é um jogo de computador gratuito que usa o conto infantil dos Irmãos Grimm para educar sobre a alimentação. O projeto foi elaborado pelo pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Salvador Sergi Agati, durante o seu mestrado. O objetivo é ajudar os professores a estimularem hábitos saudáveis na rotina de crianças e adolescentes. “O intuito é a prevenção da obesidade infanto-juvenil, tema da minha pesquisa”, explica.
No conto João e Maria, dois irmãos, filhos de um lenhador, perdem-se na floresta. Eles encontram uma casa feita de doces e acabam prisioneiros de uma bruxa, que quer engordá-los para devorá-los. Assim como na história, o objetivo do jogador é frear o plano da vilã, ajudando a dupla a escolher alimentos saudáveis.
Segundo o idealizador, os alunos podem se beneficiar do jogo por aprenderem sobre o tema de forma lúdica e divertida. “É possível conhecer a classificação dos alimentos quanto ao seu nível de processamento: in natura ou minimamente processados, processados ou ultraprocessados, e seus grupos alimentares”, orienta.
Já os professores da rede pública podem se beneficiar do jogo como um instrumento pedagógico. “Principalmente pelo fato de que haverá a obrigatoriedade, em 2019, de noções de nutrição no ensino público, e o jogo contempla, no seu conteúdo, informações extraídas dos próprios manuais dos Ministérios da Saúde e Educação sobre o tema. Até o momento, é único nesse sentido”, acrescenta.
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