O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicou o seu primeiro relatório global sobre a situação da educação infantil em todos os continentes. Segundo o documento, mais de 175 milhões de meninos e meninas de até cinco anos de idade não têm acesso a creches e pré-escolas em todo o mundo, o que representa cerca de metade das crianças dessa faixa etária que deveriam estar em sala de aula. Já nas nações de baixa renda, apenas uma em cada cinco crianças pequenas tem acesso a essa etapa de ensino. Em relação ao Brasil, o relatório aponta um aumento das matrículas em creches e jardins de infância. Entretanto, o país não atingiu a meta de 2016 do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa a universalização da pré-escola para crianças de quatro e cinco anos.

Segundo a entidade, além da universalização, o Estado brasileiro terá dificuldades em cumprir outra meta do documento, de ter no mínimo 50% dos meninos e meninas de até três anos matriculados em creches até 2024. Em 2017, a taxa de matrícula em creches era estimada em 32,7%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua ou PNADC).

O Unicef ainda lembra que crianças matriculadas na educação infantil têm mais do que o dobro de chances de estarem bem encaminhadas no aprendizado das habilidades iniciais de letramento e matemática, em relação às que perdem esse ciclo. Em países onde os mais novos estão incluídos nessa etapa de ensino, um número significativamente maior de jovens completa o fundamental I com essas competências mínimas.

Veja mais:
Currículo de zero a três anos deve focar em vivências, não em conteúdo
Trabalhar sentidos do corpo ajudam a criança a aprender na educação infantil
Natureza, brincadeira e arte são as raízes da educação infantil, diz educadora

Crédito da imagem: Xavier_S – iStock

Talvez Você Também Goste

Notícias

Como identificar e prevenir a violência infantil: 5 leituras para professores

Publicações combinam base teórica, orientações práticas e experiências aplicadas com sucesso no país

há 3 semanas
Notícias

A escola e o combate à violência contra a mulher: 6 recursos pedagógicos

Alinhada à LDB, lista inclui sequências didáticas, atividades e vídeos para trabalhar o tema com estudantes

há 2 meses
Notícias

Conheça 3 livros para compreender as práticas de higiene ao longo da história

Obras explicam como culturas de diferentes povos, clima e território moldaram hábitos

há 2 meses
Notícias

Explore 4 materiais para aproximar a oceanografia dos alunos

Conteúdos acessíveis ajudam a integrar o estudo dos oceanos às diferentes áreas do currículo escolar

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.