Arte e culinária compartilham pontos em comum: ambas nascem da criatividade, da experimentação e da combinação de diferentes elementos para gerar novas formas de expressão. Essa conexão pode ser explorada nas aulas de artes, ampliando as possibilidades de aprendizado dos alunos.
A relação entre arte e culinária permite perceber como cor, forma e textura se manifestam para criar algo novo. Uma aproximação que estimula o olhar sensível, a curiosidade e a reflexão sobre as linguagens que compõem o cotidiano, transformando a comida em um meio de criar, comunicar e construir sentidos.
Conheça, a seguir, quatro livros que relacionam ateliê e cozinha, abordando como artistas e chefs transformam o alimento em expressão cultural e estética. As obras convidam estudantes e educadores a perceber o valor simbólico da comida e a reconhecer que o ato de criar — seja produzindo imagens ou cozinhando — também é uma forma de interpretar o mundo.

Para comer com os olhos
Renata Sant’Anna, Panda Books, 2011
A obra convida o leitor a descobrir como a comida inspira e compõe a arte, mostrando artistas que transformaram açúcar, pão, biscoitos, legumes e jujubas em material de criação. Com exemplos que vão das naturezas-mortas à pop art e à arte contemporânea, o livro apresenta nomes como Andy Warhol, Vik Muniz, Alex Vallauri e Regina Silveira.

Arte à mesa – diálogos entre arte e comida na América Latina
Luiza Fecarotta, Art Consulting Tool, 2024
A obra reúne oito artistas e seis chefs cujas práticas evidenciam as conexões entre criação artística e culinária. Suas obras e receitas revelam afinidades como o cuidado na escolha de materiais e ingredientes, o domínio técnico e a valorização de saberes tradicionais. A publicação propõe ainda um “menu degustação” inusitado: em vez de pratos, apresenta obras de arte que usam o alimento como tema, suporte ou ponto de partida para reflexões. Para completar, traz imagens de obras e criações culinárias, entrevistas e textos inéditos que ampliam o diálogo entre arte e gastronomia no contexto latino-americano.

Desreceitas – dez processos artísticos
Rose Klabin, WMF Martins Fontes, 2024
Organizado pela artista Rose Klabin e pelo curador Rodrigo Villela, o livro reúne experiências criativas que exploram as relações entre arte e comida, conectando artistas de diferentes gerações e linguagens. Em cada capítulo, um artista prepara um prato de sua escolha, na cozinha ou no ateliê, em diálogo com um convidado de outra área do conhecimento. Esses encontros — registrados em fotos e áudios — originam os textos do livro, compostos por uma breve introdução sobre os participantes, o relato visual e descritivo do preparo, trechos das conversas e, ao final, a receita.

Comer com os olhos: comida, cultura, cinema
Sabrina Sedlmayer, Rafael Climent-Espino e Luiz Eduardo Andrade, Editora Autêntica, 2024
A obra explora a relação entre comida e sétima arte, mostrando como filmes de diferentes culturas usam o alimento para tratar de temas como fartura, escassez, desejo e poder. Em 11 textos, os autores analisam como comer e cozinhar nas telas revela aspectos sociais, culturais e simbólicos da experiência humana, transformando a comida em linguagem, crítica e forma de reflexão sobre o mundo.
Veja mais:
Confira 5 livros para abordar a cozinha afrodiaspórica em sala
Livro infantil resgata culinária dos contos de fadas
Crédito da imagem: zeljkosantrac – Getty Images