Fazer da pichação um coletivo de arte e mobilizar alunos para que cuidem da escola como patrimônio são algumas iniciativas do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, localizado na Comunidade do Totó, em Recife (PE). A coordenadora da instituição, Jouse Barata de Queiroz, conversou com o NET Educação e contou como uniu a arte urbana à educação, visando sempre o trabalho em conjunto.

NET Educação – Como funciona o trabalho do Movimento nas escolas?
Jouse de Queiroz – 
Por conta do nosso trabalho desenvolvido nas comunidades de Recife, com foco no grafite, as escolas passaram a nos procurar para sanar o problema da pichação. E passamos a oferecer oficinas de hip hop e grafite, com o foco em mostrar para esses jovens outras formas de se expressarem, passando mensagens por meio da arte. Nossos grafiteiros também vieram da pichação. Hoje, eles têm outra visão, que é a de utilizar o grafite como arte.

NET Educação – Qual a metodologia utilizada para envolver estes alunos?
Jouse –
 Fazemos uma palestra de algum tema ligado à comunidade (arte, cultura urbana, direitos humanos, etc), visando o trabalho em conjunto, a troca de conhecimento e a importância de cuidar da escola. Na sequencia, começamos a realizar o painel do grafite, onde o aluno tem a liberdade de se expressar naquele espaço. E essa produção coletiva livre, faz com que os participantes sintam orgulho do que estão fazendo, o que acaba virando um patrimônio deles.


Quadro “Dá Certo” com o Movimento Cultural Cores do Amanhã

NET Educação – E você acredita que essa metodologia faz a diferença?

Jouse – Sim, porque é uma forma diferente de educar, baseada sempre na troca de conhecimento e em atividades criativas que ocupem o tempo ocioso das crianças e adolescentes. E essa metodologia reforça que não estamos aqui só para ensinar, temos muito a aprender com esses jovens.

NET Educação – Como surgiu o Movimento Social Cultural Cores do Amanhã?

Jouse – A iniciativa surgiu de moradores da comunidade do Totó e redondezas, em Recife (PE), com o objetivo de levar a cultura de paz para crianças e adolescentes por meio das artes e do hip hop, em especial o grafite. Contamos com um grupo formado por artistas plásticos, grafiteiros e artesões, que trabalham como arte-educadores no estado de Pernambuco. Hoje, oferecemos mais de 15 oficinas, abertas à comunidade, entre teatro, dança, artes, e artes marciais.

Cores na Escola Pintor Lauro Villares

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha reúne propostas para engajar jovens na luta pela educação

Documento aponta formas de escuta, consultas e fortalecimento de organizações juvenis na escola

há 6 anos
Notícias

11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro está com inscrições abertas em SP

Alunos da 2ª ou 3ª série do ensino médio podem se inscrever até dia 23 de maio

há 10 anos
Notícias

Jorge Tinoco Correia Neto, 13 anos, QI 153

Adolescente contou na 7ª Campus Party Brasil como descobriu e como lida com suas altas habilidades

há 10 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.