Nascido em Salvador, na Bahia, Jorge Tinoco Correia Neto, 13 anos, ganhou do pai o primeiro equipamento eletrônico aos 6 anos, um computador Pentium 1. Desde então, passou a se interessar por jogos em CD vendidos em bancas de jornal, até ganhar o primeiro vídeo-game e passar de usuário a pesquisador de programação, com um único detalhe: tudo sozinho. “A internet me abriu portas, foi por meio dela que passei a ter acesso às informações e a ter mais conhecimento” comenta Jorge.

Durante sua participação na Campus Party Brasil 2014, o estudante contou que fez o primeiro teste de QI (quociente de inteligência) online, em uma ferramenta que ele achou na internet. O teste dizia que se ele completasse todas as etapas, ele seria considerado mais inteligente que 98% das pessoas. “Consegui completar, mas não acreditei no resultado, achei que era algo normal” explica Jorge.


Jorge Tinoco Correia Neto, durante a Campus Party, em São Paulo

Na escola, aos 9 anos, ele passou a se interessar por robótica e a se focar mais em programação. “Foi então que resolvi fazer o teste de QI de verdade, com psicólogo e o resultado foi que eu tinha um QI de 153”, conta Neto.

Para o estudante, o maior problema das pessoas com altas habilidades é a falta de incentivo do governo. “Não temos um apoio especial, não podemos pular série e não temos escolas com estrutura para atender pessoas como eu. Isso atrapalha no nosso desenvolvimento, acabo sempre buscando conhecimento fora”, lamenta Jorge. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 3% da população brasileira sejam superdotados.

Sobre se relacionar com as pessoas intituladas normais para sua idade Jorge ressalta, “sou muito nerd, mas não sou daqueles nerds fechadões. Costumo dizer que tenho o melhor dos dois mundos, gosto muito de estudar e sou bastante extrovertido, com isso me relaciono sem diferença entre os amigos”, finalizou o estudante.

Veja outras matérias da Campus Party:
– O celular como instrumento de apoio na sala de aula
– Seremos todos velhos digitais?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha reúne propostas para engajar jovens na luta pela educação

Documento aponta formas de escuta, consultas e fortalecimento de organizações juvenis na escola

há 6 anos
Notícias

11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro está com inscrições abertas em SP

Alunos da 2ª ou 3ª série do ensino médio podem se inscrever até dia 23 de maio

há 10 anos
Notícias

A arte urbana como ferramenta educacional

Conheça o movimento social que uniu a cultura de rua e a educação

há 11 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.