Alunos da Capital e Região Metropolitana de SP, com idades entre 16 e 22 anos, que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio podem se inscrever, até o dia 23 de maio, para a 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro, que acontece em setembro. Na capital e Região Metropolitana de SP, são 462,8 mil alunos nas duas séries que podem se inscrever.
Os candidatos devem propor sugestões sobre qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro, desde que tenha relevância e impacto positivo na sociedade. O programa, mantido pela Câmara dos Deputados, simula uma jornada parlamentar e possibilita aos alunos a vivência do processo democrático, mediante a participação em debates e votações na Casa.
Os alunos interessados devem preencher uma ficha de inscrição e participar de um minicurso para aprender como se elabora um projeto de lei. As informações estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) . Depois disso, devem procurar a diretoria de ensino da sua região e entregar ficha de inscrição e projeto para o professor-coordenador.
“Os alunos da rede estadual de ensino já possuem a vivência democrática praticada nos grêmios escolares. O programa Parlamento Jovem é mais uma oportunidade para os nossos alunos aprenderem sobre as leis e como as suas propostas podem tornar o Brasil um país ainda melhor", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
No Estado de São Paulo, serão 44 projetos selecionados. Após a primeira seleção, 11 serão escolhidos pela Câmara dos Deputados. Os autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando a proposta de sua autoria que passará por todos os trâmites necessários até se tornar lei. Os alunos contemplados só podem participar uma única vez do programa.