Alunos da Capital e Região Metropolitana de SP, com idades entre 16 e 22 anos, que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio podem se inscrever, até o dia 23 de maio, para a 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro, que acontece em setembro. Na capital e Região Metropolitana de SP, são 462,8 mil alunos nas duas séries que podem se inscrever.

Os candidatos devem propor sugestões sobre qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro, desde que tenha relevância e impacto positivo na sociedade. O programa, mantido pela Câmara dos Deputados, simula uma jornada parlamentar e possibilita aos alunos a vivência do processo democrático, mediante a participação em debates e votações na Casa.

Os alunos interessados devem preencher uma ficha de inscrição e participar de um minicurso para aprender como se elabora um projeto de lei. As informações estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) . Depois disso, devem procurar a diretoria de ensino da sua região e entregar ficha de inscrição e projeto para o professor-coordenador. 

“Os alunos da rede estadual de ensino já possuem a vivência democrática praticada nos grêmios escolares. O programa Parlamento Jovem é mais uma oportunidade para os nossos alunos aprenderem sobre as leis e como as suas propostas podem tornar o Brasil um país ainda melhor", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

No Estado de São Paulo, serão 44 projetos selecionados. Após a primeira seleção, 11 serão escolhidos pela Câmara dos Deputados. Os autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando a proposta de sua autoria que passará por todos os trâmites necessários até se tornar lei. Os alunos contemplados só podem participar uma única vez do programa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Documentário lançado online traz novas formas de educação

Disponível gratuitamente, “Quando Sinto que Já Sei” joga luz em práticas com participação cidadã e afetividade

há 10 anos
Notícias

Alunos de 6 a 11 anos da rede estadual de São Paulo ganham novo acervo com 4,6 milhões de livros

Projeto ‘Livros na Sala de Aula’ distribui títulos da literatura infantil para todas escolas que oferecem o ciclo I do Ensino Fundamental

há 10 anos
Notícias

Cartilha reúne propostas para engajar jovens na luta pela educação

Documento aponta formas de escuta, consultas e fortalecimento de organizações juvenis na escola

há 6 anos
Notícias

Jorge Tinoco Correia Neto, 13 anos, QI 153

Adolescente contou na 7ª Campus Party Brasil como descobriu e como lida com suas altas habilidades

há 10 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.