A poesia de cordel é um gênero popular no Brasil. Ela tem origem nos relatos orais, posteriormente impressos e oferecidos em um cordão (daí o nome cordel). Geralmente são ilustrados com xilogravuras, e tem os versos organizados em sextetos. A tradição de declamar e vender o livrinho impresso perdura até hoje. Conheça algumas obras em cordel e sobre o cordel, e encante-se.

A mulher roubada, de Leandro Gomes de Barros
Editora João Martins de Athayde, Juazeiro do Norte, CE, 1976
Um cordel tradicional, ambientado em Portugal, conta uma trágica história amor. Enquanto o marido está ausente, um forasteiro poderoso se encanta com a esposa e cria artimanhas para se ver livre do marido e casar com a esposa. Lançado em 1907 e ambientado em Portugal, este cordel tem como autor o grande cordelista Leandro Gomes de Barros (1877-1918), um dos poucos poetas populares que viveu exclusivamente de poesia em seu tempo. O livro está disponível também no site.
Veja a biografia do autor, e várias informações sobre cordel aqui.
O menino do dinheiro em cordel, de Reinaldo Domingos e José Santos
Editora Dsop, São Paulo, 2014, ilustração de Luyse Costa
A obra de Reinaldo Domingos, que ensina às crianças os princípios da educação financeira, ganha uma sequência na pena do poeta José Santos, que leva o personagem  ao Nordeste do Brasil, onde conhece dois repentistas, um ‘gastão’ e outra que sabe cuidar de suas economias.
Desafios de cordel, de César Obeid
Editora FTD, 2009, ilustração de Fernando Vilela.
A obra apresenta a literatura de cordel e repentes de viola, dois estilos da cultura popular brasileira. Livro de César Obeid traz os diferentes gêneros do cordel como o jornalístico, o biográfico e os repentes produzidos por violeiros. As ilustrações feitas em técnica mista, inclusive a xilogravura, típica das capas dos folhetos tradicionais, validam a qualidade do livro.
Antologia do cordel brasileiro, de Marco Haurélio
Editora Global, São Paulo, 2012, xilogravuras de Erivaldo Ferreira da Silva
Composto por 15 obras da literatura de cordel, o livro abrange todas as fases da poesia popular nordestina brasileira. Nessa antologia, o leitor poderá conhecer diversos cordéis produzidos atualmente e, também, os inspirados em contos de fada, contos maravilhosos ou mitos da Grécia Antiga. Marco Haurélio reuniu aqui autores que se destacaram no século XX e contemporâneos.
Colcha de retalhos, de Moreira de Acopiara
Editora Melhoramentos, 2011, ilustração de Erivaldo Ferreira da Silva
O autor convida seus leitores a conhecer o universo do cordel por meio de xilogravuras e contos tradicionais do sertão brasileiro. O livro apresenta as lembranças de um morador da roça que retorna a sua cidade anos depois de partir. No desenrolar da história, o autor nos apresenta a história da família Alvorada e a relação entre personagens marcantes como Regina, sua futura noiva, dona Joaquina, avó dedicada que a muito cose uma colcha de retalhos para a neta, e o próprio viajante.
Mitos e lendas do Brasil em cordel, de Nireuda Longobardi
Editora Paulus, 2009, ilustração de Nireuda Longobardi
Histórias que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro expostas de forma rimada pela literatura de cordel. O livro traz grandes lendas do país como Saci, Curupira, Boto, Lobisomem, Iara, Mula sem cabeça e tantos outros, em formato de sextilha e com xilogravuras, elementos típicos da literatura de cordel. Excelente opção para apresentar esse gênero literário para crianças pequenas.
Minhas rimas de cordel, de César Obeid
Editora Moderna, 2013, ilustrações de Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina
Nessa obra o autor apresenta a literatura de cordel para as crianças de uma forma envolvente e bem humorada. César Obeid começa brincando com crendices populares, lendas urbanas e superstições, depois desafia o leitor a brincar com trava-línguas, adivinhas e rimas engraçadas e para finalizar, presenteia com dois recontos de contos populares, apresentando-os com graça e musicalidade.
Zumbi dos Palmares em cordel, de Madu Costa
Editora Mazza edições, 2013, ilustrações de Josias Marinho
Fruto de uma pesquisa densa a respeito da vida de Zumbi dos Palmares, a obra foi dedicada à história de um dos maiores heróis populares do país. De acordo com a autora Madu Costa, o livro é uma homenagem aos tantos brasileiros, homens, mulheres e crianças que lutam diariamente contra as diferenças étnico raciais, presentes até hoje no Brasil.
Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna
Editora Global, 2012
O livro traz diversos elementos da didática brasileira em forma de contos nordestinos e cordéis. O grande cordelista Costa Senna aborda questões importantes éticas e comportamentais do povo brasileiro. Temas como preconceito racial, o uso consciente dos recursos naturais e a importância da leitura são alguns dos escolhidos do autor para caracterizar essas questões.
Retrato do Brasil em cordel, de Mark J. Curran
Editora Ateliê, 2011

O livro aborda diferentes temas comuns na literatura de cordel como religião, ideais heroicos e comportamento moral. Mark Curran é um dos principais divulgadores da literatura de cordel brasileira no exterior, estudioso e colecionador de obras desse estilo, nesse livro oferece um retrato do país por meio do cordel e aponta o porquê esse tipo de literatura não tem o destaque que merecia no Brasil, validando que fora do país nada igual aos cordéis é produzido.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.