A religião está presente em todas as áreas geográficas do planeta desde a pré-história. Contudo, fomentar a tolerância religiosa no ambiente escolar ainda é um desafio para os educadores e gestores. Anualmente, o Brasil registra casos de preconceito e perseguição contra professores e estudantes adeptos de religiões de matriz africana ou ateus. Além disso, o aumento de quase 160% no número de imigrantes em dez anos, segundo dados da Polícia Federal, aproximou os alunos das escolas públicas de colegas adeptos de outras crenças e religiosidades. 

Os 10 livros escolhidos para tratar a religiosidade, com jovens e crianças, abandonam a doutrinação para explicar a relação do homem com o sagrado a partir de um viés cultural, histórico e filosófico. Com isso, eles preservam a laicidade da escola – pilar importante para a construção de uma cultura democrática. Confira!
 
A viagem de Théo 
Catherine Clément | Tradução: Eduardo Brandão , Cia das Letras, 1998
 
Um adolescente enfermo  e uma mulher cheia de vida percorrem os centros sagrados das religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo e islamismo, entre outras.  Durante a trajetória, eles descobrem os fundamentos históricos e espirituais de cada uma delas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O livro das religiões
Bruno Alexander, Globo Livros,  2014
 
Mais de três quartos da população mundial se reconhece como seguidor de algum credo religioso. Mas como surgiu a religião? O que explica sua onipresença geográfica e cultural desde a Pré-História? Quais as bases comuns e as diferenças entre todos os credos? Esses são alguns dos temas explorados pela obra, que contou com uma equipe de consultores especializados em filosofia, mitologia, folclore, estudos bíblicos e religiões abraâmicas.

 
 
 
 
 
 
Hinduísmo 
Ignasi Ricart,  Mundo Mirim, 2010
 
Uma das religiões mais antigas do mundo, com manuscritos datados de 1500 A.C, o Hinduísmo é apresentado às crianças visando promover o entendimento e o respeito às suas práticas e costumes. O livro integra a coleção “Deus Tem Mais de um Nome”, com livros temáticos também sobre judaísmo, islamismo, entre outros. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Entre a cruz e a estrela
Mariana Taliba Chalfon, Editora Marina Chalfon, 2008
 
Max descobre que em sua família existem duas religiões diferentes: o cristianismo e o judaísmo. Curioso, o menino passa a indagar a respeito de ambas à sua mãe.  A autora Mariana Taliba Chalfon é mestre em psicologia e atua no campo da interreligiosidade.

 
 
 
 
 
 
 
 
O islamismo explicado às crianças
Tahar Ben Jelloun, Editora Unesp, 2011
 
O autor marroquino Tahar Ben Jelloun desfaz mitos e narra a história do islamismo por um viés educativo, didático e altamente contemporâneo. Para isso, ele utiliza como pano de fundo um diálogo imaginário com uma criança, por onde aborda doutrinas, costumes e a sabedoria do islã. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As lendas dos orixás 
Guta Galli, Editora Nacional, 2012
 
O livro reúne os principais mitos da cultura afro-brasileira. A lenda de cada orixá é contada de maneira simples e vem acompanhada por fotografias e desenhos coloridos.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Religiões do mundo: origem, fundamentos, tradições
Holger Sonnabend, NGV, 2011
 
Onde nasceu Jesus? Quais os cinco deveres que cada muçulmano deve respeitar? Como se chamava Buda antes da iluminação? O livro reúne as respostas para essas e outras questões, aprofundando o tema da história das religiões às crianças e jovens.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma breve história do cristianismo
Blainey,Geoffrey, Fundamento
 
O historiador Geoffrey Blainey analisa de forma imparcial os primeiros passos do Cristianismo e investiga os eventos que possibilitaram a sua evolução. A figura de Jesus, a origem dos Evangelhos e a história daqueles que os disseminaram – como Francisco de Assis e Martinho Luthero – são resgatadas e aprofundadas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A magia da realidade:como sabemos o que é verdade?
Richard Dawkins, Cia das Letras, 2012, 
 
O autor Richard Dawkins se autodenomina ateu e escreveu esse livro com o objetivo de fornecer  explicações simples, acessíveis e científicas sobre o mundo que nos rodeia. A obra explica os mecanismos descobertos pela ciência de fenômenos que, historicamente, foram atribuídos a divindades. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que é religião? 
Rubem Alves, Brasiliense, 1981
 
Sucesso na década de 80 e 90, a coleção “Primeiros Passos” convidou o consagrado autor Rubem Alves para descrever a relação histórica entre o homem e o sagrado. Mais de trinta anos após o lançamento da obra, as explicações de Alves continuam atuais e são um bom instrumento para início de conversa com jovens de todas as idades.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Veja mais: 
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.