A transição da adolescência para a vida adulta traz inúmeros desafios pessoais e sociais para os jovens. Assuntos como a necessidade de um projeto de vida, a escolha da profissão, a entrada na universidade e a vontade de ser independente financeiramente se tornam recorrentes neste período. Confira, a seguir, 10 links que reúnem orientações, dicas, reflexões e serviços voltados para facilitar esse momento de vida tão especial.

O canal reúne informações valiosas para o jovem que está vivendo as primeiras experiências no mercado de trabalho. Os vídeos abordam dicas sobre como se comportar em uma entrevista, como falar sobre efetivação ou mesmo sobre como conciliar o curso técnico e a faculdade com o estágio.
Este projeto da Campanha Educativa tem como objetivo orientar os jovens das escolas públicas na sua escolha profissional. Dicas sobre diferentes tipos de trabalho, divulgação de feiras de profissões e discussão de temas sobre vida profissional e juventude estão entre os temas abordados pelo portal.
A TV Unesp fez uma série de programas voltados para alunos do ensino médio abordando o mercado de trabalho em diferentes profissões. Cada vídeo enfoca uma profissão diferente e conta com depoimentos de profissionais que estão inseridas no mercado de trabalho.
A jornalista econômica Nathalia Arcuri se tornou um sucesso na web com o seu canal Me Poupe, onde alia humor com dicas de educação financeira. Neste vídeo divertido, ela ensina adolescentes e jovens a organizar seu salário como estagiário para não se endividar e ainda economizar ao final do mês.
Cláudia Schiessl é psicóloga e professora da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Univali). Em uma série de cinco vídeos, ela dá dicas aos jovens sobre como encontrar a profissão ideal e reflete sobre a importância da escolha da profissão e suas implicações pessoais e sociais.
Desenvolvido para o Banco do Brasil, o jogo ensina princípios de educação financeira. O jogador assume o lugar de Pedro, um rapaz que viajou para o espaço e que necessita economizar dinheiro para comprar uma peça que lhe trará de volta à Terra. Para vencer os obstáculos, Pedro precisará ficar atento às dicas de gestão financeira dadas por um gerente bancário. Disponível para iOS e Android.
Esta edição do Café Filosófico discute o impacto da tecnologia nos projetos de vida e nas profissões de homens e mulheres de todas as idades. Como acompanhar este mundo em constante inovação? Quais são as profissões do futuro e qual o futuro das profissões?
Desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o material traz um passo a passo para orientar o jovem na escolha profissão profissional. A cartilha apresenta ainda os cursos técnicos e de graduação oferecidos pela instituição e traz um exercício de autoconhecimento para auxiliar no processo de decisão.
A função deste aplicativo gratuito é auxiliar no controle financeiro pessoal. Ele classifica as saídas da conta corrente por categorias, apontando gastos excessivos e ajudando a formular metas de economia. O desempenho mês a mês pode ainda ser visualizado por gráficos. O serviço de monitoramento de finanças está disponível para iOS, Android e web.
http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/ios.html
Voltado para jovens que ainda estão em dúvida sobre qual caminho profissional seguir, esta cartilha apresenta as áreas da Indústria em que se pode atuar após concluir um curso técnico.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.