A plataforma Europeana Collections é uma biblioteca online que reúne acervos de entidades culturais europeias, como a Biblioteca Nacional da França, o Museu do Louvre, a Biblioteca Britânica, entre outros. No campo de fotografia, ela liberou gratuitamente, em março, mais de 2,2 milhões de imagens que abrangem os primeiros registros fotográficos realizados no velho continente.

Entre as exposições, está presenta a “Fotografia industrial na era das máquinas”, com imagens do início do período da industrialização. Segundo a professora de história do Estado de São Paulo, Mariana Cordeiro, esses registros podem ser utilizados em aulas sobre história contemporânea, no 3° ano do ensino médio.

“Recomendo, primeiramente, apresentar a imagem escolhida ao aluno sem dar nenhum tipo de informação, incluindo a data. Questione o que eles estão vendo ali e os elementos presentes: há pessoas? Paisagens? Quais ações elas estão realizando na imagem?”, orienta. “A partir daí, ofereça as informações adicionais e comece a tratar o conteúdo. A foto vai gerar curiosidade pelo tema e pode ser o gatilho para novos debates.”

Além disso, outras imagens podem ser utilizadas em aulas de história moderna. Cordeiro indica aquelas que fazem referência à manufatura, como trabalhadores produzindo pequenos cavalos de madeira. “É possível falar, por exemplo, de temas como pacto colonial – quando a colônia precisava importar manufatura da metrópole porque não poderia produzir por si própria”, indica.

Para completar, vale contextualizar a história da máquina fotográfica. A primeira fotografia é do ano de 1826, sendo atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. “Vale lembrar os alunos que aquele documento histórico apenas é possível graças à invenção desse aparelho, e localizá-lo historicamente”, complementa.

Veja mais:
Uso de imagens em sala de aula estimula olhar crítico
7 links para usar a fotografia como recurso didático

Crédito da imagem: Josep Thomas Bigas/reprodução site Europeana Collections

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

7 planos de aula de história para ensinar sobre revoluções

Aulas ilustram processos de transformação social e trabalham senso crítico de alunos

há 2 anos
Notícias

5 livros para trabalhar Idade Média nas aulas de história

Obras apostam em curiosidades e biografias para ensinar crianças e adolescentes

há 2 anos
Notícias

6 links para utilizar a história oral em sala de aula

Metodologia baseada em entrevistas valoriza memória, fontes históricas e protagonismo dos alunos

há 3 anos
Notícias

Canal de professora de história reúne mais de 70 aulas em podcasts

Episódios contemplam conteúdos do ensino fundamental e médio com temas organizados em playlists

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.