Os documentários e séries podem ser aliados para complementar temas recorrentes nos vestibulares. As produções ajudam a entender o contexto de momentos específicos da história, além de fornecerem informações importantes para temas da atualidade. Confira, abaixo, sete indicações do professor de história, sociologia e filosofia do Curso Poliedro Rodolfo Neves.

13a Emenda: o documentário analisa a questão da integração do negro na sociedade estadunidense, da abolição ao cenário atual. “O tema está diretamente ligado ao conteúdo sobre os EUA no século XIX e também sobre a luta por direitos civis nas décadas de 1950-1960”, explica Neves.

The Crown: biografia da Rainha Elizabeth II. Como pano de fundo, o seriado faz uma análise da posição da Inglaterra no mundo pós-Segunda Guerra Mundial, com destaque para algumas questões relacionadas à descolonização afroasiática e ao cenário da Guerra Fria. “Além disso, o seriado ajuda a entender o funcionamento da monarquia parlamentar britânica”, complementa Neves.

A Primeira Guerra Mundial: segundo Neves, é uma das melhores produções sobre a Grande Guerra, além disso, 2018 marca o centenário do término do conflito. “Uma de suas causas foi o sentimento nacionalista, responsável por acirrar as disputas entre as potências europeias no começo do século XX”, explica o professor. “Além da efeméride em relação ao término da guerra, os vestibulares podem explorar a questão do atual ressurgimento do sentimento nacionalista na Europa, com destaque para a questão da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) – Brexit, que traz à tona a questão sobre os limites do projeto da UE diante do recrudescimento de posições nacionalistas radicais”, acrescenta.

Apocalipse: a Segunda Guerra Mundial: a série possui seis episódios feitos somente com imagens da época. “O documentário ajuda a compreender a dimensão da destruição causada pelo conflito, bem como o desenho das relações de poder internacionais que seriam determinantes no cenário da Guerra Fria”, aponta.

Roma: “o seriado permite uma visão mais precisa sobre o funcionamento da política romana durante a crise da República e formação do Império Romano, tema constantemente cobrado em questões sobre a Civilização Romana”, diz o historiador. Além disso, a produção explora o cotidiano da vida dessa população, com destaque para costumes religiosos e sociais. “Temas que também têm sido abordados em provas nos últimos anos”, reforça.

Série retrata acontecimentos que datam de 52 a.C., quatrocentos anos depois da fundação da república na principal metrópole mundial da época (crédito: YouTube)

 

Hiroshima: documentário da BBC sobre o ataque nuclear à cidade de Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial. “Os ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki não significam apenas o fim da Segunda Guerra Mundial. Eles expõem questões fundamentais sobre a realização de guerras em um cenário industrial e tecnológico com um potencial bélico capaz de produzir um nível de destruição jamais imaginado”, contextualiza Neves. “O seriado aborda o início do que seria a chamada Era Nuclear, tema de suma importância para a compreensão do período da Guerra Fria.”

Auschwitz – The nazis and the Final Solution: documentário da BBC sobre o Holocausto. “Em meio a um cenário de recrudescimento de sentimentos intolerantes, xenofóbicos e racistas em todo o mundo, abordar temas como o Holocausto é imprescindível”, diz o professor. “Como resposta ao absurdo da Solução Final adotada pelo governo nazista entre as décadas de 1930 e 1940, a ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12/1948), importante efeméride deste ano de 2018, sendo um tema relevante tanto para as provas de história como para as de atualidades”, destaca.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

10 podcasts para entender os livros do vestibular Unicamp 2022 e 2023

Análises de especialistas auxiliam estudantes a se prepararem para o exame

há 3 anos
Notícias

9 podcasts que analisam os livros da Fuvest 2021

Professores de literatura e escritor destacam pontos relevantes das leituras obrigatórias

há 3 anos
Notícias

7 podcasts que ajudam a compreender obras do vestibular Unicamp 2021

Universidade reduziu número de títulos e apostou nos de domínio público

há 4 anos
Notícias

5 jogos de tabuleiro abordam literatura fantástica, educação financeira e vestibular

Material desenvolvido por estudantes da Fatec Sebrae pode ser baixado gratuitamente para impressão

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.