A lei Nº 13.666, de maio de 2018, incluiu a educação alimentar e nutricional (EAN) como tema transversal dos parâmetros curriculares nacionais, podendo ser ensinada na escola por diferentes disciplinas e projetos. O objetivo da inclusão é ajudar na contenção do avanço de doenças crônicas não-transmissíveis no país – como obesidade, hipertensão e diabetes – assim como melhorar a qualidade de vida da população.
Falar do tema, contudo, traz diferentes desafios para os professores, principalmente em relação à falta de conhecimento específico e do risco das aulas focarem somente em conteúdos teóricos. Assim, para ajudar os docentes a pensarem práticas pedagógicas relacionadas à educação alimentar e aprofundar seus conhecimentos, reunimos seis livros sobre a temática. Confira!
Educação alimentar e nutricional: reflexões e práticas para implementação na escola
Andréia Zompero (Org.), Editora CRV, 2018
A obra apresenta sugestões de atividades para implementação da EAN em escolas, sendo direcionada a docentes da educação básica. Além das propostas de práticas, são apresentadas discussões quanto a sua execução e relevância. Os dois primeiros capítulos resgatam a dissertação de mestrado da autora. Os demais são referentes a dois projetos de pesquisa desenvolvidos entre uma universidade particular de Londrina (PR) e uma escola pública.
Educação alimentar e nutricional: práticas pedagógicas em escolas
Mirla Dayanny Farias e Manuel Tavares, Novas Edições Acadêmicas, 2017
O livro reflete sobre as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes que ajudam a concretizar a aprendizagem teórica sobre a alimentação e a nutrição. A obra enfoca a etapa do ensino fundamental II e pensa os modos de atuação que podem acontecer na sala de aula com os alunos.
Educação alimentar: uma abordagem integrada de conceitos de biologia, física e química
Cleria Bitencorte Meller, Editora CRV, 2016
A obra destaca práticas relacionadas ao ensino de ciências da natureza e biologia dentro do tema da educação alimentar e estratégias para tornar a aprendizagem mais significativa para os estudantes. Uma síntese dos 50 anos de docência da autora. Apresenta ainda atividades articuladas ao cotidiano dos alunos, incentivando sua participação ativa para a assimilação de conceitos científicos.
Brincar, comer, nutrir: atividades lúdicas para a educação infantil
Amábela de Avelar Cordeiro, Ana Eliza Port Lourenço e Priscila Vieira Pontes (Orgs.); Editora CRV, 2017
O conteúdo do livro visa apoiar e incentivar docentes da educação infantil a desenvolverem atividades sobre nutrição e promoção da alimentação saudável na sala de aula. Baseia-se na experiência de três projetos de extensão do campus de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). São apresentados textos para embasamento teórico e descritas 14 atividades práticas, que podem ser replicadas ou inspirar a criação de outras.
Diálogos e práticas em educação alimentar e nutricional
Caroline Maria da Costa Morgad, Luciana Azevedo Maldonado e Maria Fátima Garcia de Menezes; Editora Rubio, 2020
A obra apresenta fundamentos teóricos da educação alimentar e nutricional, assim como práticas educativas com crianças, adolescentes e outros segmentos da população. Um dos capítulos relata a experiência do projeto “Vamos Comer?”, que fomentou a produção de vídeos educativos por jovens.
Mudanças alimentares e educação alimentar e nutricional
Rosa Wanda Diez-Garcia e Ana Maria Cervato-Mancuso, Guanabara Koogan, 2017
A proposta é apresentar aspectos da nutrição relacionados com o processo educativo, que ajudem a promover mudanças alimentares. Os capítulos abordam contribuições teóricas das ciências humanas para a compreensão do fenômeno alimentar; as políticas e programas públicos e o contexto das práticas alimentares na contemporaneidade. No âmbito da educação, um dos textos relata a aplicação de atividades lúdicas relacionadas à EAN em escolas públicas.
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