Conteúdos

Consumo e desperdício em diferentes de alimentos.

Objetivos

Despertar sobre a importância de uma alimentação saudável;

Distinguir frutas, verduras e hortaliças;

Reconhecer alimentos saudáveis e seus valores nutritivos;

Utilizar o smartphone (câmera) para fazer o registro de imagens;

Utilizar técnicas do Vivavídeo para ilustrar e registrar o aprendizado;

Promover situações contextualizadas (roda de conversa, brincadeiras e musicalização), para o desenvolvimento da oralidade e escrita.

1ª Etapa: Exibição do vídeo do grupo Palavra cantada

Para despertar a atenção das crianças para o conteúdo que deverá ser trabalhado, é interessante trabalhar o vídeo da canção “O que é que tem na sopa do nenêm”. Caso seja necessário será feito interrupções para que as crianças possam expor o que realmente faz parte do conjunto dos alimentos que integram a sopa. Os que são alimentos, mas não fazem parte dos ingredientes da sopa. E os que não são alimentos. Nesse momento será trabalhado também a musicalização (ritmos, sons, movimentos)

2ª Etapa: Roda de conversa e leitura

Após a exibição do vídeo, os alunos serão estimulados a falar sobre os alimentos da sua preferência.  Com o auxílio da leitura dos livros Não gosto de salada, Prove e DOKI descobre, os professores estabelecerão um diálogo de conscientização para o uso de uma alimentação saudáveis. Terminando a leitura e a roda de conversa será elaborado um painel com os alimentos que deverão ser consumidos diariamente.

3ª Etapa: Registro de imagens

Em posse de smartphones cedidos pelos professores (que estarão auxiliando a atividade), os alunos farão o registro de frutas, verduras, legumes e hortaliças que estão presentes na área e horta da escola. Projetando as imagens feitas pelos alunos (e outras pesquisadas na internet), na lousa digital, os alunos classificaram em frutas, verduras, legumes e hortaliças. Juntos professores e alunos farão a escolha das melhores imagens para a construção do VivaVídeo.

4ª Etapa: Construção do vídeo utilizando o vivavídeo

Apresentação do vídeo construído durante as atividades e da dramatização da canção “O que é que tem na sopa do nenêm”, do grupo palavra cantada. Essa etapa final será compartilhada com a comunidade escolar.

Materiais Relacionados

1. O vídeo da canção “O que é que tem na sopa do nenêm” pode ser encontrado no youtube, por meio do seguinte link 

2. Adquirindo os livros infantis, “Não gosto de salada” (Tony Ross), “Prove” (Giselda Laporta) e DOKI descobre – Alimentação saudável (Carolina Gonçalves), os educadores poderão trabalhar o conteúdo alimentação saudável de maneira prazerosa e que prenda a atenção dos alunos da Educação Infantil.

3. As sinopses dos livros indicados estão no link 

 

Arquivos anexados

  1. Alimentação Saudável
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.