O ensino híbrido – ou blended learning, em inglês – sugere que as aulas presenciais sejam aliadas ao uso de tecnologias de comunicação e informação (TICs), bem como propostas de ensino online e remoto. Por esse motivo, convida os educadores a repensarem e reorganizarem o tempo e o espaço das suas práticas pedagógicas, currículos, processos e metodologias de ensino.

Entre seus trunfos, está uma maior personalização da aprendizagem, permitindo que alunos com diferentes habilidades e necessidades sejam estimulados adequadamente, aprendendo da forma mais propícia a eles. Para ajudar o professor a se aprofundar no assunto, confira quatro e-books que ajudam a repensar e propor novas práticas hibridizadas na sala de aula da educação básica. Dois destes podem ser lidos online gratuitamente.

ebook ensino híbrido

O ensino híbrido: rotas para a implantação na educação infantil e no ensino fundamental

Geraldo Peçanha de Almeida, E-book Pró-Infantil Editora, 2020
Educador e formador de professores, o autor se viu desafiado, durante a quarentena, a pensar em modelos que usassem o ensino híbrido nas aulas. Sua experiência ao longo do período fez com que ele elaborasse um curso gratuito sobre o tema, que foi acompanhado por 80 mil professores – incluindo os de escolas ribeirinhas e de regiões remotas. As trocas entre todos rendeu este e-book. “Eu entendi, mais que nunca, que é possível existir proximidade, cumplicidade, amorosidade e delicadeza no ensino mediado pela tecnologia”, revela na abertura da obra.

 

ebook ensino híbrido

Desenvolvimento de aulas práticas no ensino remoto e híbrido

Camila Baleiro Okado Tamashiro e Geraldo José Sant´Anna, E-book Espressa, 2021
Mesmo aquando superada a pandemia, as reflexões sobre metodologias de ensino, as relações interpessoais e inserção de tecnologias no cotidiano escolar continuarão parte dos debates entre alunos e educadores. Por esse motivo, os autores da obra propõem caminhos para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e para planos de ensino desenvolvidos em contexto remoto e híbrido.

Especial Ensino híbrido na prática – Dos anos iniciais ao ensino médio

E-book, Editora do Brasil, 2020
A coleção foca diferentes faces do ensino híbrido que podem ajudar o professor brasileiro na elaboração de aulas remotas. São 15 e-books para leitura gratuita, incluindo uma apresentação do especial  e enfocando temas como: língua portuguesa, matemática , ciências da natureza, ciências humanas , educação financeira, webquest, atividades fora da caixa, aulas online, atividades utilizando ferramentas digitais e produção de vídeo.

ensino híbrido

Educação híbrida – Escola SESC de ensino médio

Coleção Incubadora Escola SESC, 2017
A obra é a primeira parte de uma série de materiais pedagógicos destinados à formação docente, apresentando práticas pedagógicas híbridas. Em forma de ensaios, os capítulos discutem os jovens com cultura digital que chegam ao ensino médio, os educadores entre dois mundos (digital e analógico), a educação híbrida e orientações didáticas. “Utilize os vídeos que, como aulas invertidas, merecem ser vistos antes da leitura dos capítulos impressos. Eles oferecem complementariedade aos textos“, indica a equipe pedagógica da Escola Sesc, autora da edição.

Veja mais:

Especial – 10 metodologias ativas de aprendizagem

Ensino híbrido: 6 links para conhecer essa metodologia educativa

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 vídeos para professores de história aperfeiçoarem suas práticas de ensino

Em lives gravadas e disponíveis online, pesquisadoras debatem aprendizagem híbrida, BNCC, educação antirracista e museus

há 4 anos
Notícias

Ensino híbrido: 6 links para conhecer essa metodologia ativa de aprendizagem

Conceito é mais do que combinar tecnologia com recursos offline em aula

há 4 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.