Confira o vídeo com audiodescrição

BM Comunicação

O Brasil possui uma lei específica para a promoção de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (lei. 10.098) desde 2000. Essa lei foi aprofundada com a instituição do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em 2015. O documento, além das questões de mobilidade, estabelece uma série de medidas para promover a igualdade e garantir os direitos das pessoas com deficiência, visando a inclusão social e a cidadania.

Apesar de ser considerada avançada, existe dificuldade para a aplicação da legislação na prática. Realizado em 2018, pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope Inteligência, o estudo “A cidade e as pessoas com deficiências” revelou que 57% dos entrevistados consideram as condições de acessibilidade da capital paulista como péssimas.

Para a procuradora regional da república, especializada em direito das pessoas com deficiência, Eugênia Gonzaga, é necessário mudar o entendimento sobre o que é acessibilidade. “A bandeira do século 21 é o direito à capacidade civil”, argumenta. Segundo ela, para além das questões práticas, é preciso que as pessoas com deficiência tenham espaço para terem suas escolhas levadas em conta, como o direito ao casamento e os direitos sexuais e reprodutivos.

“As pessoas rejeitam as pessoas com deficiência com base no capacitismo”, completa. O termo designa o preconceito contra pessoas com algum tipo de limitação, seja ela física ou mental, por julgar que a pessoa é menos capaz do que as demais.

Na entrevista, a procuradora explica o que é acessibilidade e quais são os principais impedimentos enfrentados pelas pessoas com deficiência, além de discorrer sobre as condições necessárias para a promoção de uma acessibilidade mais efetiva.

Atualizada em: 6/3/2020

Confira o vídeo com audiodescrição:

https://www.youtube.com/watch?v=sAmPbN5VuWA&t=161s

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.