A população carcerária do Brasil é significativa. São cerca de 773 mil pessoas atrás das grades de acordo com dados de 2020 do Infopen — sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro. A reinserção dos egressos —como são chamado os ex-presos — por meio de oportunidades no mercado de trabalho e educação continua sendo um desafio.

Uma das complicações é o preconceito da sociedade em relação ao preso. Também pesa a ineficácia de políticas públicas dentro e fora das prisões, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). As organizações da sociedade civil têm sido um caminho alternativo para a inclusão social dos libertos.

Leonardo Precioso é fundador do Instituto Recomeçar, que tem como foco reintegrar egressos de penitenciárias em situação de vulnerabilidade. Hoje, a instituição tem parceria com mais de vinte empresas que dispõem vagas para egressos, além de filiais em Recife (PE) e Brasília (DF). O instituto desenvolveu um processo de suporte que envolve criação de projeto de vida, aulas de cidadania, atendimento psicossocial e preparatório para entrevista de emprego.

A história de Precioso também passou pela prisão. Depois de uma carreira de futebol frustrada, ele se juntou ao tráfico em São Paulo (SP), acabou preso em 2008 e cumpriu uma sentença de sete anos. Quando saiu, conseguiu um emprego como instrutor de esportes para jovens periféricos. O trabalho restaurou a confiança em si mesmo e ele decidiu ajudar ex-companheiros de cela a encontrarem vagas profissionais.

Na entrevista, Leonardo fala sobre os maiores desafios que enfrenta com as pessoas que saem da penitenciária após cumprirem suas penas e ainda não conseguem se reintegrar na sociedade, além de contar o que tem sido eficaz em seu projeto.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.