BM Comunicação

Não falar sobre sentimentos, evitar atitudes tidas como femininas, a tendência a recorrer à violência para resolver problemas, a valorização do status e do sucesso econômico e até o modo como o sexo é encarado fazem parte de uma ideia cultural do que é ser homem. E são também exemplos de comportamentos do que vem sendo chamado de masculinidade tóxica. O conceito é utilizado para designar os efeitos negativos associados ao comportamento considerado masculino na vida das pessoas e na sociedade em geral.

 A faceta mais dramática dessa conduta se manifesta na forma de violência contra a mulher. “Quando a gente olha para o fenômeno do feminicídio, por exemplo, estamos olhando diretamente para as consequências de uma masculinidade tóxica que não está sendo questionada por grande parte dos homens”, afirma o sociólogo Tulio Custódio.

Na entrevista, o pesquisador explica o que é esse conceito, fala sobre os comportamentos vinculados a ele e avalia como a discussão de gênero pode contribuir para uma sociedade mais igualitária e pacífica.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.