BM Comunicação

Conscientizar os estudantes e a comunidade sobre a importância da doação de sangue. Este é o objetivo do projeto “Futuro Doador”, idealizado pela professora de inglês Patrícia Lopes Silva, da EMEF Wanny Machado Rocha, na zona leste de São Paulo (SP).

Criado em 2017, a partir da experiência pessoal da professora Patrícia como doadora, o projeto logo encontrou apoio, dentro e fora da escola. A conscientização sobre a importância do tema é feita em parceria com o programa “Educar para Doar”, da Associação de Medula Óssea (Ameo), que oferece palestras para os alunos e os incentiva a fazer uma campanha de mobilização na comunidade.

A partir daí começa o trabalho pedagógico. Enquanto a professora de inglês se foca no vocabulário pertinente ao tema, as professoras Edna Valinas Llausaz, da sala de leitura, e Adriana Quadrado, de artes, desenvolvem atividades de produção textual e confecção dos cartazes que serão utilizados na abordagem com o entorno da região.

A última etapa é a ação de panfletagem no bairro, em que os estudantes conscientizam a população sobre a importância da doação de sangue. “Os projetos nascem da necessidade de encampar a ideia de cidadania e, então, reunir conteúdos que pudessem aproximar os alunos da temática da doação de sangue”, afirma a diretora da escola, Maria Sueli da Silva, que destaca a potência e importância de trabalhar pedagogicamente com temas que fazem parte do cotidiano.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.