BM Comunicação

O Brasil tem 462 terras indígenas, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Essas áreas correspondem a 12,2% do território nacional. Em janeiro de 2019, o governo federal editou a medida provisória 886/2019, que transferiu a demarcação de terras indígenas da Funai para o Ministério da Agricultura. Já na quinta-feira (1/8), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em votação unânime, que a demarcação continua com a Funai.

A partir da Constituição de 88 “foi garantido que se deve levar em conta a demanda indígena a partir da perspectiva do índio. Talvez essa seja a grande questão que incomoda muitas forças políticas”, explica o pesquisador e professor de ciência, humanidades e planejamento territorial da Universidade Federal do ABC (Ufabc) Luís Roberto de Paula.

“Assim, existe um protagonismo do indígena, eles falam qual território usavam, que é a terra que o avô usava, onde nasceram, que rio usava, de onde vem a água para eles, todo uma questão para pensar esse território para cada uma das populações indígenas”, complementa em entrevista.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.