Armazenamento e descarte incorretos de aparelhos eletrônicos podem causar transtornos, como a explosão de baterias e até incêndios. É o que afirma o engenheiro ambiental na ONG Ecobraz Marcelo Aragão. “Outro grande risco é a contaminação ambiental, em solo, água e ar, porque os componentes contêm metais pesados que, descartados incorretamente, vão contaminar”, explica.

 Aragão argumenta que os materiais eletrônicos descartados não entram no processo das coletas seletivas e não há discussões sobre a importância de reciclá-los. Esse vídeo mostra como a ONG realiza a coleta, a triagem e o descarte correto de equipamentos, peças e componentes eletrônicos.

Os produtos que ainda podem ser restaurados são doados a instituições que precisam de computadores ou celulares, por exemplo. No vídeo, um representante da ONG vai até o Instituto Tia Flávia para doar dois notebooks que passaram pelo processo de reaproveitamento.

Para o presidente da Ecobraz Marcio Villanova, reciclar aparelhos eletrônicos é fundamental para o planeta. “Se a gente puder reciclar, reutilizar e não buscar mais na natureza, será um avanço para a população no geral”, analisa.

Atualizado em 19/07/2024, às 17h15.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.