Armazenamento e descarte incorretos de aparelhos eletrônicos podem causar transtornos, como a explosão de baterias e até incêndios. É o que afirma o engenheiro ambiental na ONG Ecobraz Marcelo Aragão. “Outro grande risco é a contaminação ambiental, em solo, água e ar, porque os componentes contêm metais pesados que, descartados incorretamente, vão contaminar”, explica.

 Aragão argumenta que os materiais eletrônicos descartados não entram no processo das coletas seletivas e não há discussões sobre a importância de reciclá-los. Esse vídeo mostra como a ONG realiza a coleta, a triagem e o descarte correto de equipamentos, peças e componentes eletrônicos.

Os produtos que ainda podem ser restaurados são doados a instituições que precisam de computadores ou celulares, por exemplo. No vídeo, um representante da ONG vai até o Instituto Tia Flávia para doar dois notebooks que passaram pelo processo de reaproveitamento.

Para o presidente da Ecobraz Marcio Villanova, reciclar aparelhos eletrônicos é fundamental para o planeta. “Se a gente puder reciclar, reutilizar e não buscar mais na natureza, será um avanço para a população no geral”, analisa.

Atualizado em 19/07/2024, às 17h15.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Arte e costura ajudam na recuperação de mulheres na Cracolândia

Casas de apoio acolhem gratuitamente pacientes do SUS

Contação de histórias é opção para abordar diversidade com crianças

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.