BM Comunicação

A educação formal das escolas, em meio às exigências das diferentes disciplinas curriculares, pode deixar de contemplar um olhar mais sensível para os jovens enquanto cidadãos atuantes em uma sociedade. Foi esse pensamento que levou o então estudante de relações públicas Caio César Teixeira a criar, em 2010, o projeto “1ª Cena”. “Percebíamos que muitas vezes a escola, ambiente formal, não incentivava os jovens a trabalharem a sua própria natureza”, conta.

A iniciativa conta com a parceria de escolas públicas dos bairros Cidade Dutra, na zona sul, e Guaianazes, na zona leste de São Paulo (SP), que cedem seus espaços para que o grupo que compõe o “1ª Cena” ministre cursos e promova atividades culturais para os adolescentes da região. “Com as experiências aqui, esperamos estimular a reflexão sobre as vivências deles”, diz o professor de teatro Leandro Cicero dos Santos. Durante as aulas, ele procura instigar os jovens a pensarem o que é arte, qual sua relação com a política e com a cidadania.

Todos os anos, o coletivo recebe cerca de 40 alunos, que participam de oficinas de teatro; comunicação e expressão; e cidadania e política. Além disso, ocorrem visitas às exposições e diferentes atividades culturais, com o objetivo de ampliar o repertório cultural dos adolescentes, promover valores como a diversidade e estimular o pensamento crítico.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Emprego na indústria têxtil é oportunidade de ressocialização para detentas

Conheça os direitos de mulheres vítimas de violência sexual

Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.