BM Comunicação

Ver reportagens que retratam as periferias de São Paulo (SP) como locais de pobreza e violência faz parte do dia a dia de quem consome notícias. Ao reforçar esses elementos, sem considerar momentos que retratem as boas iniciativas que surgem, a cobertura da imprensa tradicional pode contribuir para reforçar estereótipos.

Essa realidade aproximou Ronaldo Matos e Thaís Siqueira na faculdade de jornalismo e os motivou fazer algo para tentar mudar a situação. Nasceu, assim, o “Desenrola e Não Me Enrola”, coletivo de jornalismo que cobre os acontecimentos culturais da periferia a partir do ponto de vista dos moradores dessa região da cidade.

Para dar conta da crescente demanda por produções e ampliar o alcance de suas narrativas, além da equipe fixa, o coletivo realiza anualmente o “Você Repórter da Periferia”. Oferecido de forma gratuita, o curso apresenta aos jovens as ferramentas do jornalismo, ajuda a criar vínculos entre eles e suas comunidades e pretende somar a outras iniciativas – como o Congresso de Escritores da Periferia e o Centro de Mídia do M’Boi Mirim – para promover a reflexão sobre o valor da cultura da periferia.

BM Comunicação

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.