BM Comunicação

Caminhar é o principal meio de locomoção de boa parte dos brasileiros. Pesquisa realizada pela Agência Nacional de Transporte (ANP), divulgada em 2018, mostrou que 41% de todos os deslocamentos realizados no país são feitos a pé.

No entanto, a vida do pedestre não é fácil. São muitos os entraves a serem contornados: violência no trânsito, falta de infraestrutura adequada e um planejamento urbano que privilegia o fluxo de veículos motorizados são alguns deles.

Para mudar esse cenário, desde 2012, o movimento “SampaPé” promove atividades que visam promover a cultura do caminhar, por meio de passeios em diferentes bairros da capital e da interlocução com o poder público. Esse processo resultou na Paulista Aberta, projeto criado em parceria com o coletivo Minha Sampa e implementado pela prefeitura em 2014.

“Precisamos ter uma cidade em que as pessoas participem mais da construção e das transformações, podendo escolher os formatos de ruas e espaços que elas querem viver e conviver”, diz a presidente do “SampaPé” Leticia Sabino. O vídeo conta a história do movimento e acompanha um passeio realizado no Jardim Nakamura, na periferia de São Paulo (SP).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.