Confira o vídeo com Libras:

Há mais de 30 anos governos e organizações de todo o mundo lutam para conter o avanço da Aids. Se hoje a doença não desperta mais o mesmo medo e a certeza de uma sentença de morte é porque a ciência, e no Brasil o Sistema Único Saúde (SUS), deram passos importantes para o seu controle.

A elaboração e o aperfeiçoamento dos medicamentos antirretrovirais, assim como a universalização do acesso a eles, foram as principais medidas que ajudaram a avançar contra a epidemia da doença no país.

Paradoxalmente, o sucesso dessas ações acabaram por resultar em um relaxamento na prevenção da doença, especialmente entre os mais jovens, como mostram os dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), que indicam no Brasil um aumento de 21% no número de novas infecções por HIV – vírus da imunodeficiência, causador da Aids –, entre 2010 e 2018.

Para relembrar a história da Aids e demonstrar a importância dos cuidados em relação à essa doença, o vídeo traz a evolução e universalização do tratamento de combate ao HIV.

Confira o vídeo com Libras:

Deixe um comentário

Talvez Você Também Goste

Culpabilizar indivíduos pela obesidade é injusto, avalia especialista da Unicamp

“Eu não posso me dar ao luxo de ficar doente”, conta motorista de aplicativo

Escritores da periferia ganham espaço para suas obras em editora de Heliópolis

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.