Há mais de 30 anos governos e organizações de todo o mundo lutam para conter o avanço da Aids. Se hoje a doença não desperta mais o mesmo medo e a certeza de uma sentença de morte é porque a ciência, e no Brasil o Sistema Único Saúde (SUS), deram passos importantes para o seu controle.
A elaboração e o aperfeiçoamento dos medicamentos antirretrovirais, assim como a universalização do acesso a eles, foram as principais medidas que ajudaram a avançar contra a epidemia da doença no país.
Paradoxalmente, o sucesso dessas ações acabaram por resultar em um relaxamento na prevenção da doença, especialmente entre os mais jovens, como mostram os dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), que indicam no Brasil um aumento de 21% no número de novas infecções por HIV – vírus da imunodeficiência, causador da Aids –, entre 2010 e 2018.
Para relembrar a história da Aids e demonstrar a importância dos cuidados em relação à essa doença, o vídeo traz a evolução e universalização do tratamento de combate ao HIV.