Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
Ricardo Carvalho, durante entrevista ao Instituto Claro (crédito: Paulo Sene)

 

As muitas vidas de dom Paulo. Esse é o subtítulo do documentário “Coragem!”, em cartaz nos cinemas. O roteirista e diretor Ricardo Carvalho justifica que “essas muitas vidas são os vários cardeais que ele foi ao mesmo tempo para São Paulo: o cardeal da periferia, do povo de rua, cardeal dos operários, dos direitos humanos, da resistência, da esperança”.

Para Carvalho, a história de dom Paulo foi construída a partir de 1945, quando estudava na Universidade Sorbonne, em Paris (França), e conviveu com franceses que voltavam da 2ª Guerra mutilados e aleijados. “Dom Paulo aprendeu a lutar contra a tirania lá, quando era jovem, estudando. Ele tomou um susto com a violência. Essa é uma história que foi sendo construída. Também, quando chega a segunda metade da década de 1970, época em que a ditadura estava mais ferrenha, ele se manifesta.”

Foi nesse período, há cerca de 40 anos, que o roteirista e diretor começou a ter contato com o frade franciscano. Em 1976, era repórter do jornal Folha de S. Paulo e foi designado a cobrir a cúria metropolitana, comandada, então, por dom Paulo.  Era uma época em que violações de direitos humanos estavam presentes no Brasil e em muitos países da América Latina. “Mais do que uma cobertura jornalística, foi uma verdadeira história de vida”, contou.

Logo depois da morte do cardeal, há pouco mais de um ano, em 14 de dezembro de 2016, o jornalista se uniu a outras pessoas que sempre admiraram e entenderam seu papel como liderança religiosa e política para criar um movimento chamado “Dom Paulo para sempre”.

Das redes sociais, surgiu a ideia de transformar o marco zero da cidade de São Paulo (SP) em Praça da Sé – Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. “Lá, o cardeal reunia 300 mil pessoas durante os 28 anos em que esteve como arcebispo. Aquela marca de povo reivindicando seus direitos foi durante a gestão dele. Então, nada mais justo do que uma Praça da Sé – Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”, acredita Carvalho. A câmara municipal já aprovou, simbolicamente, em duas votações, o projeto de lei, apresentado pelos vereadores Arselino Tatto (PT) e Eduardo Suplicy (PT). Agora, segue para a sanção do prefeito.

Créditos

As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são:  “Oração de São Francisco”, em versão RAP (na voz de Caio Oiak e Diane Marcilio) e interpretada por Maria Bethânia, com melodia de Padre Irala, “Apesar de você” (Chico Buarque), “Roda Viva (Chico Buarque), interpretada pelo compositor, juntamente com o grupo MPB4. Os trechos do filme são narrados por Paulo Betti. As músicas utilizadas em BG são de autoria de Reynaldo Bessa. Fotos: Paulo Sene.

Link

Veja o trailer do documentário “Coragem!”, dirigido por Ricardo Carvalho.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.