Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Marcelo Abud

Você já deve ter ouvido falar sobre a Quarta Revolução Industrial. Mas o que ela tem de diferente das anteriores? Para responder a essa pergunta e entender como os trabalhadores têm sido afetados pelas transformações advindas dos constantes avanços tecnológicos, o Instituto Claro conversa com o professor do Instituto de Economia (IE/Unicamp) e Pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), Anselmo Luis dos Santos. Para ele, a também chamada Indústria 4.0 “vai substituir não só funções manuais ou físicas, mas também cognitivas, que dependem de conhecimentos, de decisões das pessoas”.

No entanto, o Brasil tem investido pouco em inovação, em comparação com países como França, Alemanha, Estados Unidos, Japão e China. Com isso, de acordo com o professor, corre-se o risco de aumentar ainda mais a distância de países considerados desenvolvidos. “Regredimos comparado ao mundo. Se for falar em indústria 4.0, estamos atrasados em relação a vários aspectos, porque o país não construiu capacidades para fazer um planejamento de políticas de desenvolvimento”, conclui.

Créditos:

As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “Um abraço e um olhar” (João Suplicy), com participação de Zeca Baleiro; “Homem primata” (Titãs); “Conformática” (Ayrton Mugnaini Jr), com Língua de Trapo; e “A Cidade” (Chico Science). As trilhas são de Reynaldo Bessa.

Crédito das imagens: PhonlamaiPhoto – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.