Leonardo Valle
O Governo Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) criaram uma ferramenta para incentivar o engajamento e a participação em ações voluntárias. A Plataforma Nacional do Voluntariado – Viva Voluntário é estruturada em formato de rede social e pode ser utilizada tanto por entidades com programas de voluntariado como por pessoas que desejam doar seu tempo.
Para se cadastrar no portal, é necessário informar e-mail e CPF e criar uma senha. Após cadastrado, o usuário pode buscar iniciativas que sejam adequadas à sua rotina e habilidades. São oferecidas atividades pontuais, de longo prazo, presenciais ou virtuais, em diversas cidades do país.
Já os participantes vinculados a instituições podem criar páginas organizacionais a partir de seus perfis pessoais. O objetivo é divulgar oportunidades de voluntariado para o público.
Por fim, a plataforma informa, ainda, de que forma cada ação contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, como educação de qualidade, igualdade de gênero, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
Com ONU
Crédito da imagem: Rawpixel – iStock