Reservatórios, canais de irrigação e estações de tratamento de água não são as únicas alternativas disponíveis para a gestão hídrica. As chamadas soluções baseadas na natureza (SbN) podem colaborar para a melhoria da qualidade da água e do abastecimento, segundo a edição de 2018 do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR). A versão resumida, em português, está disponível no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Sobre a qualidade da água, o documento lembra que florestas, zonas úmidas, solos e áreas de plantio, quando gerenciados de forma adequada, reduzem a carga de sedimentos e retêm poluentes. Já nos locais onde a água se torna poluída, tanto os ecossistemas construídos quanto os naturais podem ajudar a melhorar suas propriedades.
Em relação ao fornecimento da água, sistemas alimentados pela chuva, que respondem pela maior parte da produção atual da agricultura familiar, também produzem benefícios. Por fim, o relatório lembra que a proteção das fontes hídricas reduz os custos de tratamento do recurso e contribui para um melhor acesso à água potável.
Já os desafios para promover as SbN estão em redirecionar recursos financeiros para o seu fortalecimento, melhorar a cooperação entre diversos setores da sociedade e promover pesquisas e novos conhecimentos acerca das suas implantações.