Paz, justiça e instituições eficazes fazem parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, uma das propostas da Organização das Nações Unidas (ONU) acordada entre diversos países para ser desenvolvida até 2030. Essas metas compõem o jogo “Cidade do Amanhã”, que desafio os jogadores a tomarem decisões para promovê-las em um território virtual.
Elaborado para crianças e adolescentes, o game aborda, de forma lúdica, questões como cidadania, transparência, segurança, acesso à justiça e construção de instituições fortes e democráticas.
A iniciativa foi a vencedora do 1° Concurso de Jogos Digitais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e está disponível para download gratuito. O game pode ser baixado na versão para computador ou na versão mobile (para celulares com o sistema operacional Android).
Para iniciar o jogo, os participantes devem escolher um personagem para representá-los: a prefeita, o vereador, o empresário, o cidadão, ou o juiz. Na sequência, são disponibilizadas cartas e estratégias para estimular a participação social e a reflexão sobre desenvolvimento humano.
Segundo o Pnud, o jogo tem como mérito deixar claras as relações de causa e consequência, de acordo com as decisões tomadas sobre questões centrais da governança pública, mostrando aos jovens cidadãos a importância da sociedade se apropriar de decisões que impactam a todos.
Com ONU
Veja mais conteúdos sobre cidadania e gamificação:
Por meio de jogos, política brasileira pode ser compreendida de forma lúdica
Jogo de tabuleiro da ONU explica Agenda 2030 para crianças
Game ensina a administrar recursos de uma cidade
Jogo de tabuleiro da ONU explica Agenda 2030 para crianças
Crédito da imagem: divulgação