Leonardo Valle

Ambientes informais de aprendizagem podem contar com um guia online com informações sobre como trabalhar a educação ambiental por meio de técnicas e ferramentas participativas. A cartilha é uma realização do Instituto Mamirauá e orienta educadores e mediadores para o desenvolvimento de atividades e resolução de possíveis problemas, que podem ser úteis em ações, projetos ou programas de educação ambiental.

A publicação discute, entre outros assuntos, a importância da atuação do educador ambiental e das ferramentas participativas no seu trabalho; descreve técnicas de aproximação e primeiras abordagens com a comunidade, assim como instrumentos para compreensão do perfil dos participantes e para análise de problemas e busca por soluções. Há ainda sugestões sobre monitoramento e avaliação de atividades sobre o tema, dicas de dinâmicas e perguntas-guias para elaboração de uma proposta de projeto.

A educação ambiental é atribuída aos espaços formais de educação, por meio da interdisciplinaridade e transversalidade da área no currículo escolar; e aos espaços não formais de educação, como unidades de conservação, prefeituras, sindicatos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, assentamentos de reforma agrária, entre outros.

O tema como política pública é estabelecido pela Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea – Lei nº 9.795/99) com base nos artigos nº 205 e 225 da Constituição Federal. Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Veja mais:
Livro de educação ambiental explica a vida de Chico Mendes para crianças
E-book gratuito aborda educação ambiental sobre manguezais
Livro infantil online discute sustentabilidade e cultura da floresta amazônica

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Especial étnico-racial reúne expressões que debatem racismo e preconceito

Especialistas explicam em vídeos no Instagram sete verbetes que integram dicionário recém-lançado

há 5 meses
Notícias

Especial Cidadania e Eleições: tire suas dúvidas e prepare-se para votar de maneira consciente

Vídeo, reportagem, podcasts e plano de aula trazem conceitos fundamentais da democracia

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.