Moradores da comunidade de Paraisópolis, na capital paulista, já poderão ter acesso à tecnologia 5G Standalone da Claro e experimentar a navegação em ultravelocidade. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Pró-Saber SP para fazer testes científicos de aplicação da tecnologia. Os jovens também poderão aproveitar a conectividade de última geração para realizar cursos online nas plataformas Descomplica e Claro cursos, que serão disponibilizadas de forma gratuita no local. O Instituto Claro também oferecerá materiais educativos de seu acervo.
“Para a Claro, este é um novo marco e mais um importante passo para a implementação completa do 5G. Porque além de executar um teste com finalidade científica e de demonstrar o potencial da tecnologia em um caso de uso, também mostra o quanto o 5G poderá transformar e incluir digitalmente, ajudando a diminuir as diferenças e contrastes sociais e econômicos do Brasil. A primeira região atendida após o leilão é uma comunidade de São Paulo, onde o acesso à internet ainda é limitado”, afirma o CEO da Claro para consumo e PME, Paulo Cesar Teixeira.
Conexão para aprender
A ação conta com o apoio do Instituto Claro para viabilizar a sala de estudos equipada para prover acesso digital aos frequentadores. Entre os conteúdos disponíveis, estão o aplicativo Claro cursos, iniciativa da operadora que promove módulos online de qualificação profissional e mais de 100 opções certificadas em diversas áreas do conhecimento, como administração e negócios, culinária, informática, finanças, educação, comportamental, casa e jardim, arte e cultura, beleza e maquiagem; e a plataforma Descomplica Enem e Vestibulares, que traz atividades de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.
“O 5G traz infinitas possibilidades e acreditamos que para aproveitar todo o potencial dessa nova tecnologia precisamos nos aproximar dos diversos setores da sociedade. A parceria com o Instituto Pró-Saber SP vai ao encontro desse propósito, proporcionando a inclusão da população local na utilização de uma tecnologia inovadora”, explica a diretora de Responsabilidade Social da Claro e vice-presidente de projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero.
Para vivenciar a experiência 5G em Paraisópolis, os interessados deverão se cadastrar na secretaria do Instituto Pró-Saber SP, que será responsável pela organização da agenda para utilização dos dispositivos instalados na sala de jovens com acesso gratuito às plataformas de conteúdo.
Veja mais:
Guia Conectividade na Educação: iniciativa com apoio do Instituto Claro lança manual para gestores