Para orientar gestores de escolas públicas, a iniciativa Conectividade na Educação, coordenada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), lançou, na quinta-feira (16/09), o “Guia Conectividade na Educação – Passo a passo para a conectividade das escolas públicas brasileiras”. O manual online pode ser baixado gratuitamente e apresenta o processo de contratação de conectividade em quatro etapas: diagnóstico, planejamento, contratação e monitoramento.
Para cada fase, o material traz, de forma didática, ferramentas, fontes de consulta e referências, definindo parâmetros de velocidade e qualidade de conexão. As indicações incluem uma fórmula para calcular a conectividade necessária para cada escola. Dessa forma, é possível dar insumos para que os gestores possam fazer melhores escolhas.
O guia faz parte da iniciativa que pretende dar suporte ao poder público com dados e referenciais técnicos para a adoção de políticas públicas nessa área. Em março, o projeto lançou o Mapa da Conectividade, que reúne informações de 27 mil escolas e possibilita verificar o desempenho da banda larga em cada região. O Instituto Claro aderiu à iniciativa em setembro de 2020.
Veja mais:
Conectividade na Educação: Instituto Claro é parceiro de projeto para fomentar internet nas escolas