O Instituto Claro divulgou nessa terça-feira (7/5) os vencedores da 12ª edição do Campus Mobile, programa de inovação que incentiva o empreendedorismo de jovens universitários e recém-formados. A lista dos ganhadores foi anunciada em live no Instagram e contemplou as seis categorias: Educação, Saúde, Entretenimento, Diversidade, Smart Cities e Green Tech & Ag Tech.
Esse é o maior grupo já premiado pelo Campus Mobile, com 17 jovens, e o primeiro a ter maioria feminina – 11 mulheres, o que representa 64% do total. Os vencedores vêm dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraíba e Pernambuco.
Realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo (USP), com o patrocínio do Instituto Claro e o apoio da Escola Politécnica da USP e do beOn — hub de inovação da Claro —, o Campus Mobile recebeu 285 projetos e 569 estudantes inscritos nessa edição. As atividades começaram em janeiro.
Nos encontros realizados na sede da Claro, em São Paulo (SP), e no campus da USP, os mobilianos assistiram a palestras e participaram de dinâmicas com psicólogos, apresentações e conversas com especialistas do mercado de inovação. Oficina de criação de modelos de negócios, mentorias e acompanhamento com os embaixadores do programa — grupo que já participou de outras edições do Campus Mobile e contribui facilitando a aprendizagem dos novos mobilianos — também fizeram parte das atividades.
Os vencedores da 12ª edição viajarão a São Francisco e ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e terão a oportunidade de visitar empresas de tecnologia, além de participar de palestras e workshops. Na edição anterior, os jovens conheceram a Amazon, a aceleradora Plug and Play do Google, a Universidade Stanford e o Lemann Center.
Conheça os vencedores de cada categoria:
Diversidade
Nuance, da Cibelly Cristina Rodrigues Couto, da Isabella de Sousa Castro e da Joyce Beatriz Ferreira da Costa Silva.
Aplicativo auxilia pessoas que curtem maquiagem a encontrar o tom certo de sua pele.
Educação
Tabsy – Aprenda a ler tablaturas, da Beatriz Andreucci, do Gabriel Vicentin Negro e da Sofia Seo Hyun Lee.
Aplicativo para crianças aprenderem tablatura e outros conceitos do mundo da música de forma divertida.
Entretenimento
Match, da Ana Júlia Gonçalves Alvarenga, do João Vitor Almeida Amorim e do Marcus Felipe Novaes Silva.
Aplicativo para reunir grupos para esportes coletivos.
Green Tech & Agtech
Sustenterra, da Andrielly de Lima Lucena, do Davi Gomes Passos Sousa e da Helen Bento Cavalcanti.
Marketplace para compra e venda de tintas e produtos derivados do uso do solo, como obras de arte. Além disso, a plataforma terá tutoriais para capacitação de produtores rurais para novas formas de tirar proveito do solo, como a produção de geotinta.
Saúde
FaceLita, da Anna Luisa Ferreira Costas, do Juan Pablo Andrade Avelar e do Leonardo Araujo Resende Aguiar.
Jogo destinado a oferecer suporte a crianças com alexitimia, condição que se caracteriza pela dificuldade em identificar e expressar emoções de maneira apropriada, sendo especialmente prevalente em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.
Smart Cities
Roteo: Conectando Experiências, desvendando Cidades, da Myllena Almeida de Lima e da Myrela Almeida de Lima.
Aplicativo para criação, compartilhamento e avaliação de roteiros urbanos.
Veja mais:
Conheça os finalistas da 12ª edição do Campus Mobile
Confira os projetos selecionados para a 12ª edição do Campus Mobile