O Relatório de Impacto 2024, lançado nesta segunda-feira (14/4), destaca projetos e iniciativas da Claro e do Instituto Claro que buscam promover a inclusão produtiva dos jovens, a educação transformadora e o desenvolvimento sustentável.
“O ano foi marcado por desafios ambientais e sociais significativos, como as enchentes no Rio Grande do Sul”, diz o presidente da Claro e do Instituto Claro José Félix. “No entanto, também foi um período de aprendizado e de fazer a diferença juntos. Estamos orgulhosos de tudo o que realizamos e agradecemos a todos que contribuíram nessa jornada.”
Entre os marcos de 2024 estão as mais de 3,4 mil contratações de jovens em situação de vulnerabilidade realizadas pelas empresas do grupo Claro, dentro da iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), em parceria com o Unicef. O impacto dessa atuação levou ao reconhecimento da companhia e à sua inclusão no Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, liderado pelo Governo Federal, bem como à liderança do Grupo de Trabalho sobre Primeiro Emprego.
Na área da educação, o Instituto Claro manteve o apoio a programas como Dupla Escola, Trajetórias de Sucesso Escolar, Campus Mobile e Ação Social pela Música, que juntos beneficiaram milhares de estudantes, professores e gestores em todo o país. A atuação em 2024 incluiu ainda o lançamento do Vídeo-Manifesto “Para quem busca um lugar ao sol, somos o Instituto Claro”, protagonizado por jovens impactados pelos projetos.
Já em relação às enchentes no Rio Grande do Sul, com destaque para a campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul, que arrecadou mais de 207 mil itens essenciais destinados a pessoas afetadas, além de uma doação de R$ 200 mil à organização Ação da Cidadania.
No eixo ambiental, o programa Energia da Claro foi expandido e atingiu a marca de 104 usinas de energia renovável em operação, que abastecem mais de 75% do consumo da Claro. Já o programa Claro Recicla continua incentivando o descarte correto de resíduos eletrônicos e já ultrapassou as 77 toneladas recicladas.
O relatório ainda apresenta histórias inspiradoras de jovens e colaboradores que encontraram novas perspectivas de vida por meio da educação, da música, da inovação e do trabalho digno.
São trajetórias como a de Igor Lucas, premiado pelo Campus Mobile; de Mireya de Almeida, formada pelo Dupla Escola; de Renan de Paula, regente em formação pelo programa Ação Social pela Música; de Renato Cabral, professor do Dupla Escola; e das engenheiras da Claro Maria Teresa Lima, tutora do Conexão Voluntária, e Wanda Alves, facilitadora do ASUME.
“Por trás de cada projeto, há histórias que nos inspiram”, afirma a diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero. “Essas histórias são o verdadeiro legado do Instituto Claro e a prova de que nosso trabalho faz sentido.”
Assista aos seis episódios da terceira temporada de Histórias Inspiradoras: