Demonstrar ao professor como a tecnologia e as mídias podem ser aplicadas à educação é o tema central da coluna opinativa de Talita Moretto, hospedada desde 2013 no Portal NET Educação e, agora, presente no novo site do Instituto Claro. Formada em comunicação social, com mestrado em tecnologia e cursando graduação em pedagogia, a especialista trabalha há mais de 10 anos com o assunto em escolas da rede pública e da rede privada.

“O objetivo é trazer essa aplicação de forma simples, com metodologias e estratégias práticas. O professor já usa tecnologias e mídias na sua vida social, mas apresenta dificuldade em aplicá-las no seu trabalho. A intenção é demonstrar como ele pode usar essas ferramentas na sua formação, no planejamento das aulas e também para orientar seus alunos, que já estão inseridos digitalmente”, resume.

Em sua coluna, a comunicóloga procura combinar teoria com experiência pessoal. Todas as suas indicações foram testadas, na prática, por ela. “Eu relato nos meus textos onde elas funcionaram, onde não funcionaram e em quais situações foi necessário adaptá-las”, revela.

Talita Moretto também é responsável pelo Sala Aberta, portal que oferece conteúdo e cursos online de curta duração a professores sobre temas, como recursos educacionais digitais, ferramentas Google, redes sociais, Facebook e uso do celular em sala de aula. Para ela, a tecnologia não é mais importante que o professor. Contudo, deve ser entendida como uma realidade a ser explorada.

“O professor não pode ignorá-la. Quando ele solicita uma pesquisa aos estudantes, por exemplo, deve estar ciente que esses vão recorrer à internet e a diferentes aplicativos. Ao saber orientá-los sobre como filtrar essa informação ou sobre como usar tecnologia e mídia do jeito correto, ele contribui para o desenvolvimento dos seus estudantes”, finaliza.

Confira o mais recente texto da Talita, que fala sobre a aprendizagem informal dentro do ensino formal.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Instituto Claro lança conteúdos sobre internet segura

Reportagem, podcast e plano de aula abordam diferentes aspectos do tema

há 1 ano
Notícias

Instituto Claro anuncia ganhadores da 9ª edição do Campus Mobile

Seis projetos de aplicativos foram escolhidos e criadores farão imersão no Vale do Silício

há 3 anos
Notícias

9ª edição do Campus Mobile promove lives com especialistas no mês de janeiro

Transmissões sobre tecnologia e inovação, voltadas aos participantes, serão abertas também ao público

há 3 anos
Notícias

Prorrogadas as inscrições para a 9ª edição do Campus Mobile

Projetos enviados até 6 de dezembro concorrem a imersão no Vale do Silício

há 3 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.