1. Qual o objetivo do Programa Mães da Favela?
    Pensando em reduzir os impactos da pandemia do novo Coronavírus na população mais vulnerável, a Claro e o Instituto Claro firmaram uma parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) para auxiliar famílias de todo o Brasil na luta contra a disseminação do vírus no país. A iniciativa busca arrecadar recursos financeiros para o “Mães da Favela”, projeto de cunho social que visa amenizar os impactos da Covid-19 na vida de mães que sustentam seus lares dentro das favelas brasileiras.
  2. Como fazer para doar?
    Basta acessar o site www.maesdafavela.com.br/claro.
  3. Como saber que se trata de um projeto sério?
    Para assegurar a transparência do processo, há um contador de entrada de recursos na página do site e uma auditoria externa, feita pela Proaudit. A empresa é a responsável pela gestão de todos os canais do Mães da Favela e pelo controle de todo o fluxo financeiro do programa, desde a entrada dos recursos até a chegada na conta das Mães da Favela.Além da auditoria, há um conselho fiscal composto por um membro de cada empresa doadora, incluindo a Claro. Todas as ações de fiscalização da ProAudit serão submetidas a esse conselho.

    Quando todas as etapas forem realizadas, a ProAudit produzirá relatórios que serão publicados no site www.maesdafavela.com.br.

    O cadastro das mães será feito pela Idtech Acesso Digital, com a tecnologia de reconhecimento facial, garantindo que elas serão as reais beneficiárias. Todas as mães passam pelo face ID, com reconhecimento de face, então, é possível saber a quem se está ajudando, qual a comunidade se está ajudando, onde mora essa mãe, quantos filhos tem.

  4. Quanto será doado para as mães?
    O projeto vai disponibilizar uma ajuda de custo mensal de R$ 120, por meio do “Vale Mãe” para mulheres afetadas pelo corte de renda, devido a mudança de rotina gerada pela crise. O projeto prevê que cada mãe receba um vale por mês, por dois meses.
  5. Quantas Mães da Favela serão contempladas?
    O número de mães contempladas varia de acordo com o valor arrecadado. A expectativa da Claro é atender até 10.000 famílias.
  6. Como será feito o repasse da verba para as mães?
    O repasse é feito por meio de uma bolsa auxílio chamada “Vale Mãe”. A Idtech Acesso Digital auxiliará o cadastro das mães com a tecnologia de reconhecimento facial, garantindo que elas serão as reais beneficiárias. O valor será depositado na conta cadastro através do aplicativo Picpay.
  7. Por quanto tempo as Mães receberão o auxílio?
    A distribuição dos recursos para as famílias está sendo organizada pela CUFA, Central Única de Favelas. De modo geral, o projeto tem o objetivo de auxiliar as famílias por pelo menos dois meses.
  8. Quais os critérios para as mães receberem o benefício?
    São utilizados os seguintes critérios para a escolha das mães que recebem o benefício:

    • Ser a provedora do sustento da família
    • Autônomas
    • Não receber auxílio do governo
    • Prioridade para as que possuem filho com alguma deficiência
  9. As doações serão destinadas para quais estados?
    Estão contempladas mães moradoras de favelas de 26 estados brasileiros.
  10. Quais as favelas atendidas?
    As doações contemplarão mães moradoras de favelas de 26 estados brasileiros. A lista completa de favelas atendidas você confere aqui.
  11. Como é feito o cadastro das mães que receberão o Vale Mãe?
    O cadastro é feito pelos líderes das favelas. Essas mulheres são cadastradas pessoalmente pois para o uso do benefício nos estabelecimentos é necessário o reconhecimento facial.
    Os critérios para a escolha das mães que recebem o benefício são:

    • Ser a provedora do sustento da família
    • Autônomas
    • Não receber auxílio do governo
    • Prioridade para as que possuem filho com alguma deficiência

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.