Conteúdos
Fazendo uso de uma aula prática experimental, este plano de aula aborda os tecidos histológicos, a partir da observação do macroscópico até o microscópico. Auxilia, dessa forma, na compreensão do conteúdo teórico (abordado em um conjunto de planos de aulas sobre os tecidos), bem como na identificação dos tecidos histológicos.
Relembre os planos de aula sobre histologia:
- Histologia: o tecido nervoso
- Histologia: tecido muscular e os movimentos do corpo
- Histologia: tecido epitelial, o revestimento do corpo
- Histologia: o tecido conjuntivo e suas funções
Objetivos
- Observar os tecidos histológicos; e
- Comparar a visão macro e microscópica dos tecidos.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- Tecido epitelial;
- Tecido adiposo;
- Tecido ósseo;
- Tecido cartilaginoso;
- Tecido sanguíneo;
- Tecido muscular; e
- Tecido nervoso.
Palavras-chave:
Experimento. Histologia. Microscópio.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: Elaboração do roteiro e preparação da prática
Professor(a), para que esta aula seja possível, sugiro a elaboração de um roteiro de aula prática experimental, que deverá ser impresso e entregue aos alunos. O roteiro deve ter: objetivos, materiais, procedimentos e questões para os alunos responderem.
Em minhas aulas, os roteiros funcionam melhor do que a escrita de um relatório pelos alunos após a prática. Divida os alunos em grupos de até cinco alunos cada. Caso a escola tenha um laboratório, esta aula deverá ocorrer nesse espaço; mas, caso não tenha, é possível fazer na sala de aula, apenas juntando as carteiras dos alunos.
Para tal, serão necessários:
Por grupo:
- 1 coxa e sobrecoxa de frango inteira, descongelada;
- 1 bandeja plástica;
- 1 tesoura;
- 1 pinça;
- 1 bisturi com cabo (caso não haja cabo de bisturi, é possível improvisar esquentando a ponta de uma “carcaça” de caneta e inserindo ali a lâmina do bisturi);
- placas de Petri; e
- luvas.
Para a turma:
- microscópio; e
- uma lâmina pronta de cada um dos tecidos que serão observados (os mesmos descritos no tópico “conteúdo” deste plano).
Observação: Caso sua escola não possua microscópio ou as lâminas, sugiro a projeção ou impressão de fotografias das lâminas.
2ª Etapa: Retomada e introdução
Inicie a aula retomando com a turma o conceito de tecidos histológicos, bem como qual a sua classificação/subdivisão. Se achar interessante, faça um mapa mental sobre a classificação dos tecidos na lousa. Comente que cada tecido possui uma composição celular diferente, de acordo com as funções que irão desempenhar e o local em que são encontrados.
Provoque os alunos, questionando-os: será que existe alguma parte do corpo de um animal, como uma ave ou um mamífero, na qual podemos observar um grande número de tecidos histológicos? Espere-os refletir e responder. Em seguida, diga o título e objetivo da aula, contando que eles irão dissecar uma coxa e sobrecoxa de frango, com a tarefa de observar o maior número de tecidos histológicos, tanto na visão macro, por meio da dissecação, quanto na visão micro, pela observação de lâminas prontas usando o M.O.C (Microscópio Óptico Comum).
3ª Etapa: Experimentação
Como os grupos já formados e com todo material entregue, inclusive o roteiro, oriente os alunos sobre a segurança na aula prática, bem como acerca da forma correta de manusear o bisturi.
Professor(a), sei que parece impossível, mas eu faço essa prática todos os anos e nunca ocorreu nenhum acidente. Confie! Deixe claro aos alunos quais tecidos eles devem procurar na dissecação, colocando cada um deles na placa de Petri, e que essa é a visão macroscópica dos tecidos. Em seguida, focalize lâmina por lâmina no M.O.C, ou projete as imagens. Nas questões, solicite aos alunos para desenharem, lado a lado, a visão macro e a visão micro dos tecidos (é legal oferecer a eles o aumento utilizado na observação). E peça que identifiquem, para cada tecido observado, os principais tipos de células, origem embrionária e funções.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Dr.ª Nathalie Lousan.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: Klaus Vedfelt – Getty Images