Conteúdos

Este plano de aula, de uma série de histologia, aborda os diferentes tecidos musculares, os locais onde são encontrados, as suas principais características e a forma como realizam as contrações.

Objetivos

  • Conhecer e diferenciar os tipos de tecidos musculares;
  • Reconhecer as funções do tecido muscular estriado esquelético;
  • Reconhecer as funções do tecido muscular estriado cardíaco;
  • Reconhecer as funções do tecido muscular liso; e
  • Compreender o conceito de sarcômero e a sua importância na contração muscular.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Tecido muscular liso;
  • Tecido muscular estriado esquelético;
  • Tecidos muscular estriado cardíaco; e
  • Contração muscular.

Palavras-chave:

Tecido muscular liso. Tecido muscular estriado esquelético. Tecido muscular estriado cardíaco.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

Professor(a), para a aplicação deste plano de aula, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

Para a etapa 1, sugiro um questionamento inicial aos alunos sobre como o nosso corpo se movimenta, se todos os movimentos que fazemos são voluntários e se há diferença entre os músculos que conseguimos controlar e aqueles que não conseguimos. Após esse debate inicial, apresente o conteúdo da forma que preferir: usando a lousa, slides ou até mesmo o segundo vídeo sugerido neste plano de aula. Caso você tenha realizado a aula prática experimental sugerida no primeiro roteiro desta série de histologia, use-a como ponto de partida para abordar a estrutura dos músculos e as diferenças nas fibras musculares.

A etapa 2 é dedicada ao estudo da contração muscular, podendo ser abordados também conteúdos como a bomba de sódio e potássio. Sugiro assistir com os alunos ao primeiro vídeo sugerido neste plano de aula, solicitando que sistematizem em seus cadernos o que foi visto no vídeo, para posterior debate.

A ideia da etapa 3 é realizar uma aula prática, com a observação de lâminas histológicas dos diferentes tipos musculares, para que os alunos observem as características previamente estudadas e possam comparar as fibras musculares e a sua organização nos diferentes músculos. Caso sua escola não possua lâminas, vale a pena reservar um momento da aula para fazer a projeção de imagens de lâminas ou, como último recurso, até mesmo providenciar a impressão colorida das imagens, para mostrar à turma. Sugiro que você, professor(a), solicite aos alunos que desenhem o que foi observado, identificando as estruturas vistas. Certamente, essa prática enriquecerá ainda mais a sua aula e contribuirá com o aprendizado dos alunos. Ao final, é possível fazer alguns exercícios de vestibulares e do Enem, para verificação da aprendizagem dos alunos.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Os tecidos musculares

Os músculos, responsáveis principalmente pela sustentação e movimentação voluntária e involuntária do nosso organismo, são constituídos, em sua maioria, pelo tecido muscular e um pouco pelo tecido conjuntivo denso não modelado. São classificados em: estriados esqueléticos, estriados cardíacos e lisos, de acordo com a constituição de suas fibras, a localização em nosso organismo e as funções que desempenham.

2ª Etapa: Contração muscular

A contração do tecido muscular estriado esquelético só é possível devido à sua unidade funcional e contrátil, o sarcômero, composto por proteínas contráteis: a actina e a miosina. É importante lembrar que a contração depende de ATP (energia produzida nas mitocôndrias), bem como da presença de íons cálcio, para acontecer.

3ª Etapa: Observação de lâminas histológicas no microscópio

Após todo o conteúdo teórico ser abordado, sugiro uma aula prática experimental para observação de lâminas histológicas. Como já detalhado anteriormente, tal prática – ou uma adaptação dela – pode contribuir ainda mais para o interesse, a participação e o aprendizado dos alunos.

Materiais Relacionados

Acesso em: 27 de junho de 2024.

Sugestões de vídeos:

Acesso em: 27 de junho de 2024.

Acesso em: 27 de junho de 2024.

Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Instants – Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.