Conteúdos

Este plano de aula de Histologia aborda o tecido nervoso, sua composição básica, as células principais, suas estruturas e respectivas funções.

Objetivos

  • Conhecer as células que compõem o tecido nervoso e suas respectivas funções;
  • Compreender a morfologia e a fisiologia dos neurônios;
  • Identificar os diferentes tipos de neurônios; e
  • Reconhecer a importância das células da neuroglia para o tecido nervoso.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Neurônios;
  • Células da glia;
  • Impulso nervoso;
  • Tecido nervoso; e
  • Sinapse.

Palavras-chave:

Tecido nervoso. Neurônio. Células da glia. Impulso nervoso.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

Professor(a), para a aplicação deste plano de aula, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

Para a etapa 1, sugiro um questionamento inicial aos alunos sobre como o nosso cérebro funciona, como pensamos, sentimos, tomamos decisões e fazemos tudo o que fazemos.  Após esse debate inicial, apresente o conteúdo da forma que preferir, usando o texto que foi sugerido, sistematizando na lousa ou em slides ou até mesmo utilizando alguns dos vídeos sugeridos anteriormente neste plano.

A etapa 2 é dedicada ao estudo da estrutura dos neurônios, seus variados tipos e a transmissão do impulso nervoso. Aqui, é bem interessante escolher alguns dos vídeos sugeridos como apoio, bem como fazer uma sistematização da estrutura do neurônio e da sinapse na lousa. Caso você tenha abordado a bomba de sódio e potássio na aula anterior, vale a pena mencionar o seu papel também na transmissão do impulso nervoso; ou, se o tema ainda não foi abordado, essa é uma boa oportunidade para a sua contextualização. Conduza as aulas sempre de forma expositiva e dialogada com os alunos, para manter a atenção e interesse deles.

A ideia da etapa 3 é realizar uma aula prática / dinâmica para a vivência lúdica de como ocorre a transmissão do impulso nervoso entre os neurônios e os músculos. Certamente, essa prática enriquecerá ainda mais a sua aula e contribuirá com o aprendizado dos alunos.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Como nosso cérebro funciona?

Nosso cérebro, que faz parte do nosso sistema nervoso central, é capaz de realizar tudo o que faz devido ao seu tecido nervoso, responsável pela comunicação, recebendo, interpretando e respondendo a estímulos, tanto do meio externo a nós (ambiente) quanto do nosso próprio organismo. As células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações, sendo muito velozes em sua transmissão. Além dos neurônios, o tecido nervoso é formado pelas células da glia, que são como as “babás” dos neurônios, cuidando e oferecendo tudo o que eles precisam para desempenhar suas funções.

2ª Etapa: Os neurônios

Os neurônios, que são as principais células do tecido nervoso, têm uma composição que permite a transmissão do impulso nervoso de forma rápida e eficaz. Existem diferentes tipos de neurônios, que possuem formatos e estruturas adequados ao local onde estão inseridos em nosso corpo e a qual tipo de impulso são capazes de enviar. A região de comunicação entre dois neurônios é chamada de fenda sináptica, em que a transmissão do impulso de um neurônio para o outro ocorre por meio de neurotransmissores. A transmissão do impulso nervoso também depende da diferença do potencial de ação na membrana do neurônio, controlado pela bomba de sódio e potássio presentes na membrana celular.

3ª Etapa: Conectando neurônios

Após todo o conteúdo teórico ser abordado, sugiro uma aula prática / dinâmica, para que os alunos vivenciem, de forma simples e lúdica, como ocorre o impulso nervoso e a conexão entre os neurônios (sinapse), conforme já detalhado em:

Conectando neurônios.
Disponível em: https://aulanapratica.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/05/conecte-os-neurc3b4nios.pdf

Materiais Relacionados

Acesso em: 02 de julho de 2024.

Sugestões de vídeos:

Acesso em: 02 de julho de 2024.

Acesso em: 02 de julho de 2024.

Acesso em: 02 de julho de 2024.

Acesso em: 02 de julho de 2024.

Sugestão de prática / dinâmica:

Acesso em: 02 de julho de 2024.

Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: sorbetto – Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.