Conteúdos
Este plano de aula é parte de uma série de materiais sobre histologia. Aborda os tecidos conjuntivos, trazendo informações sobre os locais onde são encontrados, as suas funções e as suas características.
Objetivos
- Conhecer e diferenciar os tipos de tecidos conjuntivos;
- Comparar tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso modelado e não modelado;
- Relacionar as características dos diversos tipos de tecidos conjuntivos especiais, de acordo com suas funções e locais onde são encontrados.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- Tecido conjuntivo propriamente dito;
- Tecidos conjuntivos especiais;
- Tecido cartilaginoso;
- Tecido ósseo;
- Tecido adiposo; e
- Tecido hematopoiético.
Palavras-chave:
Tecido conjuntivo. Tecidos conjuntivos especiais. Preenchimento. Sustentação.
Previsão para aplicação:
2 a 4 aulas (50 min/aula).
Professor(a), para a aplicação deste plano de aula, sugerimos a seguinte distribuição dos conteúdos:
Para a etapa 1, sugerimos um questionamento inicial aos alunos sobre o que é e o que se estuda em histologia, para apenas após esse debate inicial fazer a abertura da aula sobre os tecidos conjuntivos. Em seguida, explique aos alunos a composição básica dos tecidos conjuntivos propriamente ditos, podendo usar a lousa para fazer um mapa mental. Como tarefa de classe, sugerimos, ainda, que você assista com a turma aos dois vídeos sugeridos neste plano de aula, solicitando que os alunos construam uma tabela com as informações oferecidas no vídeo, diferenciando os tecidos conjuntivos frouxo e denso, modelado e não modelado, suas células e respectivas funções, bem como os principais locais onde são encontrados.
Para a etapa 2, sugerimos que os alunos sejam divididos em pequenos grupos e que seja solicitada uma pesquisa, a ser realizada na própria aula, em que cada grupo ficará responsável por pesquisar e apresentar sobre um dos tecidos conjuntivos especiais. Após a realização da pesquisa e a organização da apresentação (os alunos podem, inclusive, preparar um ppt ou folder, usando o Canva ou app similar para sistematizar a pesquisa), os alunos deverão apresentar suas pesquisas à turma. Nesse momento, é interessante manter um clima de roda de conversa e debate, para garantir que todos os alunos aprendam pelo menos o mínimo sobre cada tecido especial. Não se preocupe em aprofundar as informações sobre os tecidos agora, pois isso será possível após a realização da prática sugerida na terceira etapa deste plano.
A ideia da etapa 3 é realizar uma aula prática experimental com os alunos, para que seja possível a observação e o detalhamento dos tecidos conjuntivos especiais. Sugerimos, por fim, um momento coletivo/expositivo, para o fechamento e a verificação de aprendizagem após a prática. Caso não seja possível realizar a prática com os alunos, aprofundem os temas durante e/ou após a apresentação da pesquisa dos alunos, podendo solicitar, inclusive, que eles preencham uma tabela comparativa entre todos os tecidos especiais, com sua composição, principais células, locais onde são encontrados e funções. Para encerrar, é possível fazer alguns exercícios de vestibulares e Enem, para verificação da aprendizagem dos alunos.
Bom trabalho!
1ª Etapa: O tecido conjuntivo propriamente dito
Amplamente distribuído, o tecido conjuntivo propriamente dito é o tecido mais abundante encontrado em nosso corpo e, por essa razão, possui diferentes funções, tais como: preenchimento, proteção, sustentação, nutrição e reserva. Uma de suas principais características é possuir matriz extracelular, ou seja, um líquido rico em fibras proteícas entre as células, e substância fundamental. Os tecidos conjuntivos são divididos em: propriamente ditos, que são chamados de frouxo ou denso modelado e denso não modelado, ou tecidos conjuntivos especiais.
2ª Etapa: Investigando os tecidos conjuntivos especiais
Os tecidos conjuntivos especiais são muito diferentes entre si, pois suas células e demais composições estão de acordo com a região do corpo em que são encontrados e com as funções que desempenham. Os tecidos conjuntivos especiais são: adiposo, cartilaginoso, ósseo e hematopoiético (também conhecido como sanguíneo).
3ª Etapa: Aula prática experimental: tecidos conjuntivos, do macro ao micro
Após todo o conteúdo teórico ser abordado, sugerimos uma aula prática experimental inspirada no artigo científico mencionado neste plano. Com a prática, os alunos poderão observar os tecidos estudados tanto na sua visão macroscópica, ao dissecar a coxa e a sobrecoxa de frango, quanto sua visão microscópica, seja por meio de cards impressos ou da observação de lâminas histológicas com o microscópio, caso sua escola tenha acesso a esse material.
Para esta etapa, professor(a), prepare e imprima um roteiro de prática experimental, com os objetivos, procedimentos e questões, para os alunos sistematizarem o conhecimento. Sugerimos, como um dos procedimentos, que seja solicitado aos alunos que encontrem a maior diversidade de tecidos presentes na coxa de frango – é possível encontrar: adiposo, sanguíneo, ósseo, cartilaginoso, epitelial e muscular (podendo usar esta prática como ponto de partida para os conteúdos sobre os tecidos musculares, em uma próxima aula, já que estes planos de aula são parte de uma série sobre histologia).
Materiais Relacionados
- Tecido conjuntivo – Unifal
Acesso em: 24 de junho de 2024. - Tecido conjuntivo: Introdução – Unioeste
Acesso em: 24 de junho de 2024.
Sugestões de vídeos:
1) Tecido conjuntivo – dando forma e estrutura | O incrível pontinho azul.
Acesso em: 24 de junho de 2024.
2) Tecido conjuntivo – propriamente dito | O incrível pontinho azul.
Acesso em: 24 de junho de 2024.
Sugestão de aula prática experimental:
- Aula prática – Revista gestão & Saúde
Acesso em: 24 de junho de 2024. - Aula prática – UFSC
Acesso em: 24 de junho de 2024.
Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: ljubaphoto – Getty Images