Conteúdos
- Texto prescritivo
- Jogos
Objetivos
- Reconhecer as características do gênero textual – regra de jogo.
- Analisar e compreender um texto prescritivo.
- Produzir um livro de jogos para compartilhar com outros alunos da escola.
Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.
Veja mais:
Gêneros textuais: como trabalhar em sala de aula?
1ª Etapa: Início de Conversa
Regra de jogo é um texto muito interessante para ser trabalhado com alunos de Ensino Fundamental
I, porque jogar é uma coisa que as crianças gostam em todas as idades. Além disso, é um texto, cuja finalidade e uso social são reais no dia-a-dia.
Pode parecer simples, mas a escrita deste tipo de texto prescritivo exige muita atenção e conhecimento.
Nesta sequência didática, serão apresentadas muitas ideias para o trabalho com regras de jogos de maneira que os alunos tenham muitos desafios e aprendam mais.
2ª Etapa: Jogar e Aprender Novas Brincadeiras
Para estimular e começar motivando o grupo para a aprendizagem de um novo conteúdo, reúna seus alunos e vá para a quadra da escola.
Ensine para o grupo uma brincadeira que eles não conheçam e depois deixe que brinquem.
As instruções devem ser dadas oralmente e os alunos podem esclarecer as dúvidas ao longo da explicação.
Veja na aba “Para saber mais” alguns sites que apresentam regras de jogos e brincadeiras tradicionais e regionais recolhidas pelo Brasil.
Quando voltarem para sala, retome o jogo com os alunos, pergunte se gostaram e se seriam capazes de explicar as regras do jogo para que outros colegas pudessem jogar.
Num outro dia, peça para que um aluno explique oralmente a regra do jogo. Deixe que relate sem interrupção. Depois, pergunte ao grupo se alguém quer complementar ou corrigir a regra. E assim sucessivamente, de maneira que os alunos participem da construção da regra e levantem os elementos e informações necessárias para que se compreender e jogar o jogo.
3ª Etapa: Leitura dos Jogos e Compreensão das Regras
Peça para os alunos levarem jogos de tabuleiro ou de cartas que tenham as regras na caixa ou folhetos.
Forme grupos, deixe que escolham o jogo. A atividade consiste em ler as regras do jogo, compreender as instruções e jogar. Caso seus alunos ainda não sejam leitores fluentes, o aluno que levou o jogo deve explicar a regras aos demais. Depois, de grupo em grupo, você lê a regra para todos e verifica se compreenderam todas as etapas. Na sequência, deixe que joguem.
Depois de jogarem, organize uma apresentação rápida, em que um representante de cada grupo mostra para sala as regras do jogo. Eles devem dizer se a regras estava claras e se compreenderam-nas.
Num cartaz coletivo, você anota quais blocos, divisões ou títulos cada jogo apresenta. Ao final, observe com os alunos o que todas as regras apresentam e o que consideram ser importante constar em toda regra. É importante ressaltar número de participantes, objetivo, como jogar. Em alguns jogos é comum aparecer pontuação. Essas consignas serão utilizadas nas próximas atividades.
4ª Etapa: Produção Coletiva de uma Regra de Jogo
Se for possível, retomem a brincadeira realizada na primeira aula na quadra.
5ª Etapa: Levantamento das Características do Texto
Após a escrita coletiva, coletivamente os alunos devem levantar as características do texto instrucional, no caso regra de jogo. São elas:
6ª Etapa: Produção de um Livro de Jogos para ser compartilhado com crianças menores
Para colocar em ação os conhecimentos adquiridos, proponha aos alunos a criação de livro de jogos para ser dado a alunos de outra série, de preferência alunos menores (educação infantil ou 1º ano).
Materiais Relacionados
1. No site da Folhinha de São Paulo, educadores e brincantes viajaram pelo Brasil, recolhendo inúmeras brincadeiras tradicionais e regionais e mapearam as diferentes formas de brincar.
Aproveite o levantamento para inovar suas aulas e utilizar as regras nesta sequência de atividades, acessando o site.
2. Neste site você encontra a regra de alguns jogos para oferecer como desafio de leitura e compreensão de texto aos seus alunos, além de conhecer bons jogos matemáticos para desenvolver em sala de aula.
3. Acessando o site da fabricante Grow, você tem acesso às regras de jogos bem conhecidos pelos alunos. Assim fica fácil realizar a leitura.
4. Se você quiser trabalhar com regras de jogos de cartas, você sugerir a leitura e compreensão de jogos simples pelos alunos, como pif-paf, pontinho e mau-mau. Acesse em regras de jogos.