Conteúdos
Gênero Textual: Notícia
Veja também:
6 planos de aula para ensinar gêneros textuais
Trabalho com o gênero textual Biografia
Gêneros textuais: como trabalhar em sala de aula?
Objetivos
– Identificar a finalidade dos textos do gênero notícia;
– Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
– Utilizar mecanismos discursivos e linguísticos de coerência e coesão textuais, conforme o gênero e os propósitos do texto.
Conteúdos:
– Gêneros jornalísticos;
– Elementos composicionais do gênero notícia;
– Usos da linguagem no gênero notícia;
– Análise de textos do gênero notícia;
– Produção de texto do gênero notícia.
1ª Etapa: Exploração do objeto
Proponha um jogo para observarem e discutirem as características, a estrutura e a forma de apresentação de uma notícia. Para isso, organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática.
Peça que acessem a atividade interativa “Notícia de Primeira Página”, disponível no site NET Educação.
Nessa atividade, os alunos serão desafiados a:
• Observar uma notícia para identificar suas características;
• Identificar os elementos da estrutura textual de uma notícia;
• Identificar os elementos da apresentação da notícia;
• Montar uma notícia organizando as partes do texto de acordo com a estrutura textual e a forma de apresentação desse gênero. Informe aos alunos que os desafios devem ser solucionados em duplas, sendo importante para tanto um consenso nas respostas. Circule entre as duplas durante o jogo, provocando a discussão e a argumentação durante a elaboração das respostas. Reúna a turma novamente e promova uma discussão sobre as respostas da atividade.
Procure sistematizar as informações: Características observadas no gênero textual Notícia:
• escrita em 3ª pessoa
• descrição de fatos
• atualidade
Elementos da estrutura textual de uma notícia:
• o quê
• quando
• onde
• como
• por que
Elementos da apresentação da notícia:
• manchete
• lead
• texto principal
• informações adicionais
• fonte Retome a inicial, perguntando aos alunos se conseguem perceber mais diferenças entre notícias e reportagens.
Explique aos seus alunos: Enquanto gênero jornalístico, a notícia é composta por uma estrutura definida, que pode apresentar pequenas variações conforme o suporte (jornal impresso, internet, etc.), mas que, em geral, segue os padrões de manchete, lead e corpo textual. Pela definição de jornalistas, a notícia seria um registro de um fato novo, recente, sem comentários, juízos de valor ou interpretação e, assim, é escrita em 3ª pessoa. Já a reportagem não necessariamente parte de um fato novo, possibilita um texto mais extenso, contemplando investigações mais detalhadas do assunto, permitindo a ocorrência de posicionamentos e opiniões.
2ª Etapa: Atividade de Fechamento
Por fim, seguindo a sugestão da própria atividade “Notícia de primeira página”, peça que os alunos elaborem uma notícia individualmente, utilizando algum fato ocorrido na semana. Na aula seguinte, promova uma socialização e recolha as produções para avaliação. Observe se os alunos atenderam as características do gênero, sua estrutura e forma de apresentação.
3ª Etapa: Introdução do tema
Forme pequenos grupos com os alunos e disponibilize jornais e revistas para análise: peça que destaquem alguns exemplos, identificando quais textos julgam serem informativos e quais indicam como opinativos. Ainda dentro da proposta, peça aos alunos que apontem também notícias e reportagens. Promova a socialização das observações dos grupos, anotando as justificativas que apresentarem para a classificação que fizeram. Observe, assim, o que os alunos já sabem sobre gêneros jornalísticos e, entre eles, as características do gênero notícia.
Materiais Relacionados
Professor antes de iniciar a com seus alunos veja as indicações abaixo para aprofundar mais o tema antes de apresentá-lo a classe.
Leia o conteúdo disponível no link: “Os gêneros jornalísticos com conteúdo informativo (a Notícia, a reportagem e a entrevista) nas aulas de Língua Portuguesa: desvelando a linguagem pretensamente neutra” – Justina de Lara (especialmente o item 2.2.1.1 – Notícia, que descreve de forma clara e científica esse gênero textual abordado na aula)
Assista ao vídeo: Gêneros Textuais – Vídeo da série Escrevendo o Futuro