Conteúdos

Gênero Textual: Notícia

Veja também:

6 planos de aula para ensinar gêneros textuais

Trabalho com o gênero textual Biografia

Gêneros textuais: como trabalhar em sala de aula?

Objetivos

– Identificar a finalidade dos textos do gênero notícia;
– Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
– Utilizar mecanismos discursivos e linguísticos de coerência e coesão textuais, conforme o gênero e os propósitos do texto.

Conteúdos:
– Gêneros jornalísticos;
– Elementos composicionais do gênero notícia;
– Usos da linguagem no gênero notícia;
– Análise de textos do gênero notícia;
– Produção de texto do gênero notícia.

1ª Etapa: Exploração do objeto

Proponha um jogo para observarem e discutirem as características, a estrutura e a forma de apresentação de uma notícia. Para isso, organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática.

Peça que acessem a atividade interativa “Notícia de Primeira Página”, disponível no site NET Educação.

Nessa atividade, os alunos serão desafiados a:
• Observar uma notícia para identificar suas características;
• Identificar os elementos da estrutura textual de uma notícia;
• Identificar os elementos da apresentação da notícia;
• Montar uma notícia organizando as partes do texto de acordo com a estrutura textual e a forma de apresentação desse gênero. Informe aos alunos que os desafios devem ser solucionados em duplas, sendo importante para tanto um consenso nas respostas. Circule entre as duplas durante o jogo, provocando a discussão e a argumentação durante a elaboração das respostas. Reúna a turma novamente e promova uma discussão sobre as respostas da atividade.

Procure sistematizar as informações: Características observadas no gênero textual Notícia:
• escrita em 3ª pessoa
• descrição de fatos
• atualidade

Elementos da estrutura textual de uma notícia:
• o quê
• quando
• onde
• como
• por que

Elementos da apresentação da notícia:
• manchete
• lead
• texto principal
• informações adicionais
• fonte Retome a inicial, perguntando aos alunos se conseguem perceber mais diferenças entre notícias e reportagens.

Explique aos seus alunos: Enquanto gênero jornalístico, a notícia é composta por uma estrutura definida, que pode apresentar pequenas variações conforme o suporte (jornal impresso, internet, etc.), mas que, em geral, segue os padrões de manchete, lead e corpo textual. Pela definição de jornalistas, a notícia seria um registro de um fato novo, recente, sem comentários, juízos de valor ou interpretação e, assim, é escrita em 3ª pessoa. Já a reportagem não necessariamente parte de um fato novo, possibilita um texto mais extenso, contemplando investigações mais detalhadas do assunto, permitindo a ocorrência de posicionamentos e opiniões.

2ª Etapa: Atividade de Fechamento

Por fim, seguindo a sugestão da própria atividade “Notícia de primeira página”, peça que os alunos elaborem uma notícia individualmente, utilizando algum fato ocorrido na semana. Na aula seguinte, promova uma socialização e recolha as produções para avaliação. Observe se os alunos atenderam as características do gênero, sua estrutura e forma de apresentação.

3ª Etapa: Introdução do tema

Forme pequenos grupos com os alunos e disponibilize jornais e revistas para análise: peça que destaquem alguns exemplos, identificando quais textos julgam serem informativos e quais indicam como opinativos. Ainda dentro da proposta, peça aos alunos que apontem também notícias e reportagens. Promova a socialização das observações dos grupos, anotando as justificativas que apresentarem para a classificação que fizeram. Observe, assim, o que os alunos já sabem sobre gêneros jornalísticos e, entre eles, as características do gênero notícia.

Materiais Relacionados

Professor antes de iniciar a com seus alunos veja as indicações abaixo para aprofundar mais o tema antes de apresentá-lo a classe.
Leia o conteúdo disponível no link: “Os gêneros jornalísticos com conteúdo informativo (a Notícia, a reportagem e a entrevista) nas aulas de Língua Portuguesa: desvelando a linguagem pretensamente neutra” – Justina de Lara (especialmente o item 2.2.1.1 – Notícia, que descreve de forma clara e científica esse gênero textual abordado na aula)

Assista ao vídeo: Gêneros Textuais – Vídeo da série Escrevendo o Futuro

Arquivos anexados

  1. Gênero Textual: Notícia
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.