Conteúdos

  • Biografia
  • Características e componentes do gênero
  • Produção de biografias
  • Elaboração de entrevistas

Objetivos

  • Reconhecer as características do gênero textual – biografia.
  • Identificar a finalidade do gênero textual biografia.
  • Ler e interpretar biografias de pessoas conhecidas.
  • Produzir biografias a partir de pesquisas e entrevistas com pessoas conhecidas.

Veja mais:

6 planos de aula para ensinar gêneros textuais

Leitura e escrita: trava-línguas

Gramática: tipos de predicado

1ª Etapa: O que é uma biografia

Para começar a sequência motivando os alunos, selecione a biografia de duas pessoas conhecidas pelo grupo para que leiam e discutam sobre as ideias e informações contidas no texto.
As biografias de Ruth Rocha e Ziraldo, autores de livros infantis muito conhecidos,  são uma boa sugestão para esta atividade. No Material de Apoio estão disponíveis as duas biografias e, para complementar, os alunos podem acessar o site oficial dos escritores e obter outras informações como obras, entrevistas e histórias.
Divida o grupo em 2 ou 4 grupos, distribua cópias de uma das biografias para cada grupo. Dê um tempo para que leiam em grupo e depois promova uma discussão.
Pergunte sobre o que o texto trata e qual seu objetivo. Espera-se que os alunos digam que o texto traz informações sobre a vida e obra dos autores, apresenta fatos marcantes e realizações de cada um deles.
Depois pergunte quais as semelhanças entre as biografias e o que os dois textos têm em comum. Esse é um primeiro momento de discussão do texto. É importante deixar que os alunos levantem o maior número possível de semelhanças e diferenças para que, depois, na sistematização dos conhecimentos, possam validar ou não suas conclusões iniciais.

2ª Etapa: Ler e identificar as características de uma biografia

Selecione, prepare cópias e distribua duas ou três biografias para os alunos. Você pode encontrar indicações de sites na aba “Para saber mais”. Além de escritores, você pode disponibilizar para a turma biografias de atores, compositores, músicos ou pintores famosos.
Depois de realizada a leitura, peça para que os alunos identifiquem as características de uma biografia.
Construa com os alunos um quadro na lousa, registrando as características encontradas nos texto. Depois, peça para que copiem no caderno ou reproduza o conteúdo para que todos possam consulta-lo em outras oportunidades.
As principais características do gênero textual Biografia são:
• Informações quanto ao nome da pessoa, data e local de seu nascimento;
• Fatos importantes da vida dessa pessoa;
• Texto narrado em terceira pessoa.
• Uso frequente de pronomes pessoais e possessivos;
• Predomínio de verbos no Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito. (Se achar necessário, nesse momento, exemplifique a diferença entre Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito);
• O relato dos fatos no texto biográfico aparece frequentemente pontuado de lembranças, porém com o compromisso de dizer a verdade.
• O biografado é, em geral, uma pessoa importante, cuja vida e a obra têm interesse.

3ª Etapa: Construção da linha do tempo

Distribua novamente os textos utilizados na primeira aula (Biografia de Ziraldo e Ruth Rocha) e peça para que os alunos construam uma linha do tempo, selecionando os fatos marcantes ocorridos na vida da pessoa.

Nesta atividade, compare com os outros textos lidos e pesquisados pelos alunos anteriormente, observando que, geralmente, nas biografias, os fatos são contados em ordem cronológica.

4ª Etapa: Levantamento de dados e realização de entrevistas

Para que se possa escrever a biografia de alguém, é preciso pesquisar sobre a vida e as realizações da pessoa. É importante, também, consultar outras fontes por meio de entrevista com o biografado, seus conhecidos, e com familiares que com ele conviveram, livros e artigos autobiográficos.

Para aprenderem a escrever esse gênero, peça para que os alunos escolham uma pessoa e construa, com os alunos, um roteiro para uma entrevista. É importante revisar as perguntas que serão feitas para que se possa obter um maior número possível de informações. Oriente os alunos a perguntar sobre fatos curiosos e de cunho emocional, para que os leitores sintam curiosidade e prazer em conhecer a vida da pessoa. Os alunos podem escrever as respostas do entrevistado ou gravar e depois transcrever as partes principais.

Caso a pessoa tenha uma vida pública, os alunos devem pesquisar anteriormente em sites que abordem sua biografia ou mesmo em jornais, revistas e publicações que comentem sobre suas realizações, obras e principais fatos de sua vida. Os alunos podem entrevistar o diretor, ou o funcionário mais antigo da escola, por exemplo.

5ª Etapa: Produção de uma biografia.

Com os dados da pesquisa e da entrevista, os alunos irão escrever a biografia da pessoa escolhida. Essa atividade pode ser individual ou em dupla, pois talvez alguns alunos encontrem dificuldade em selecionar uma pessoa para entrevistar.

Antes de iniciarem a produção, os alunos devem retomar o quadro de características do gênero, construído na 2ª etapa deste plano. Devem também construir a linha de tempo, organizando as informações em ordem cronológica.

Oriente os alunos a utilizarem marcadores temporais e conectivos usuais neste tipo de texto, como “desde então”, “naquela época”, durante 10 anos…, na sua infância…, entre outros.

6ª Etapa: Leitura das biografias e revisão

Faça a revisão de duas ou três biografias coletivamente, pedindo a colaboração de todos e  a autorização dos alunos escolhidos para que o texto fique ainda melhor e mais bem escrito. As dicas de correção que você der aos alunos devem ser observadas por todos. É importante que evitem repetições de palavras, utilizando substitutivos; devem ter cuidado para não iniciar todas as frases da mesma maneira, por exemplo, citando o ano (Em 1980,… Em 1988… Em 2005…) para não ficar repetitivo. As dicas que puderem ser ajudar a todos a revisar o texto podem ser escritas em um quadro para ser consultado por todos os alunos no momento da revisão de seus textos.

Depois de revisados, organize o tempo para que todas as biografias sejam compartilhadas por todos da sala.

Materiais Relacionados

  • No site Releituras você encontrará  outras biografias que poderão ser utilizadas e consultadas pelos alunos nas suas aulas.
  • Você também pode pedir para os alunos pesquisarem biografias de músicos conhecidos. Um site de referência é o UOL Educação.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Biografia Trabalho com o gênero textual biografia

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.