Conteúdos
- Biografia
- Características e componentes do gênero
- Produção de biografias
- Elaboração de entrevistas
Objetivos
- Reconhecer as características do gênero textual – biografia.
- Identificar a finalidade do gênero textual biografia.
- Ler e interpretar biografias de pessoas conhecidas.
- Produzir biografias a partir de pesquisas e entrevistas com pessoas conhecidas.
Veja mais:
6 planos de aula para ensinar gêneros textuais
Leitura e escrita: trava-línguas
1ª Etapa: O que é uma biografia
2ª Etapa: Ler e identificar as características de uma biografia
3ª Etapa: Construção da linha do tempo
Distribua novamente os textos utilizados na primeira aula (Biografia de Ziraldo e Ruth Rocha) e peça para que os alunos construam uma linha do tempo, selecionando os fatos marcantes ocorridos na vida da pessoa.
Nesta atividade, compare com os outros textos lidos e pesquisados pelos alunos anteriormente, observando que, geralmente, nas biografias, os fatos são contados em ordem cronológica.
4ª Etapa: Levantamento de dados e realização de entrevistas
Para que se possa escrever a biografia de alguém, é preciso pesquisar sobre a vida e as realizações da pessoa. É importante, também, consultar outras fontes por meio de entrevista com o biografado, seus conhecidos, e com familiares que com ele conviveram, livros e artigos autobiográficos.
Para aprenderem a escrever esse gênero, peça para que os alunos escolham uma pessoa e construa, com os alunos, um roteiro para uma entrevista. É importante revisar as perguntas que serão feitas para que se possa obter um maior número possível de informações. Oriente os alunos a perguntar sobre fatos curiosos e de cunho emocional, para que os leitores sintam curiosidade e prazer em conhecer a vida da pessoa. Os alunos podem escrever as respostas do entrevistado ou gravar e depois transcrever as partes principais.
Caso a pessoa tenha uma vida pública, os alunos devem pesquisar anteriormente em sites que abordem sua biografia ou mesmo em jornais, revistas e publicações que comentem sobre suas realizações, obras e principais fatos de sua vida. Os alunos podem entrevistar o diretor, ou o funcionário mais antigo da escola, por exemplo.
5ª Etapa: Produção de uma biografia.
Com os dados da pesquisa e da entrevista, os alunos irão escrever a biografia da pessoa escolhida. Essa atividade pode ser individual ou em dupla, pois talvez alguns alunos encontrem dificuldade em selecionar uma pessoa para entrevistar.
Antes de iniciarem a produção, os alunos devem retomar o quadro de características do gênero, construído na 2ª etapa deste plano. Devem também construir a linha de tempo, organizando as informações em ordem cronológica.
Oriente os alunos a utilizarem marcadores temporais e conectivos usuais neste tipo de texto, como “desde então”, “naquela época”, durante 10 anos…, na sua infância…, entre outros.
6ª Etapa: Leitura das biografias e revisão
Faça a revisão de duas ou três biografias coletivamente, pedindo a colaboração de todos e a autorização dos alunos escolhidos para que o texto fique ainda melhor e mais bem escrito. As dicas de correção que você der aos alunos devem ser observadas por todos. É importante que evitem repetições de palavras, utilizando substitutivos; devem ter cuidado para não iniciar todas as frases da mesma maneira, por exemplo, citando o ano (Em 1980,… Em 1988… Em 2005…) para não ficar repetitivo. As dicas que puderem ser ajudar a todos a revisar o texto podem ser escritas em um quadro para ser consultado por todos os alunos no momento da revisão de seus textos.
Depois de revisados, organize o tempo para que todas as biografias sejam compartilhadas por todos da sala.
Materiais Relacionados
- Se você quer saber um pouco mais sobre gêneros textuais e como se organizam assista ao vídeo “Gêneros Textuais”
- Assista a uma entrevista muito interessante de Carlos Didier, em que fala de sua experiência como biógrafo e os desafios que precisa enfrentar para escrever uma boa biografia.
- Outra fonte muito boa para pesquisa de histórias de vida e memórias é o site do Museu da Pessoa.
- No site Releituras você encontrará outras biografias que poderão ser utilizadas e consultadas pelos alunos nas suas aulas.
- Você também pode pedir para os alunos pesquisarem biografias de músicos conhecidos. Um site de referência é o UOL Educação.
- Veja o site de Ruth Rocha, cuja biografia encontra-se no Material de Apoio
- E veja também a biografia de Ziraldo.