Conteúdos

– Tipos de predicado

Objetivos

– Conhecer a estrutura de uma oração
– Desenvolver a capacidade de formular e interpretar frases
– Testar o conhecimento por meio da análise e construção de sentenças
– Aprimorar a habilidade de criação textual em grupo

1ª Etapa: Início de conversa

Essa aula é voltada para os diferentes tipos de predicado que costumam compor orações em língua portuguesa. O tema abrangido por esse plano de aula diz respeito ao funcionamento sintático de nossa língua e sistematização do discurso. Nesse sentido, propõe-se trabalhar sentenças do português brasileiro com foco no verbo e no complemento, constitutivos do processo de predicação das orações. Em outra aula, abordamos um outro elemento frasal, o sujeito.

Com essa aula, pretende-se desenvolver a habilidade dos alunos de interpretar e construir sentenças, objetivando-se conectar o conhecimento sobre as regras da língua escrita com a vida prática, principalmente com relação ao discurso empregado na comunicação cotidiana. Com isso, busca-se trabalhar o conteúdo de forma dinamizada, por meio de exercícios práticos em grupo, e não apenas através da resolução de exercícios.

Abaixo, um resumo sobre tipos de predicado em língua portuguesa, retirado da gramática elaborada por Bechara (referenciada no fim deste tópico) e do site Info Escola (conferir seção “Materiais Relacionados”):

Tipos de predicado

De acordo com Evanildo Bechara, na Moderna Gramática Portuguesa, o predicado declara

1) uma ação que, se referida ao sujeito, o apresenta como agente (Ex: O aluno brinca) ou paciente (Ex: Os maus alunos foram castigados), ou
2) uma qualidade, estado ou condição: O aluno é brincalhão. / Machado de Assis foi um escritor. / A aluna esteve quieta. / Este livro é o meu.

Predicado verbal

Quando o predicado exprime uma ação que o sujeito pratica ou sofre, o verbo constitui o seu elemento principal. Por isso denomina-se verbal este tipo de predicado, que é o caso dos exemplos apresentados no item 1 acima.

O verbo que constitui o elemento principal do predicado verbal pode ser intransitivo ou transitivo direto e indireto:

a) Intransitivo: é o verbo que não precisa de complemento para integrar o seu sentido:
Ex: Os homens trabalham.

b) Transitivo direto: é o verbo que necessita de complemento que integre sua predicação:
Ex: Os alunos leram belas poesias.

c) Transitivo indireto: é o verbo que se acompanha de complemento, iniciado por preposição necessária:
Ex: Queixou-se da chuva.

d) Transitivo direto e indireto: é o verbo que necessita de complementos sem preposição e com preposição.
Ex: A empresa enviou cestas de Natal a todas as crianças do bairro.

A classificação do verbo depende da situação em que se acha empregado na oração. Muitos verbos, de acordo com os vários sentidos que podem assumir, ora entram no grupo dos verbos de ligação, ora são intransitivos, ora são transitivos diretos ou indiretos:
Ele passou a presidente. (verbo de ligação)
O caçula passou o mais velho. (transitivo direto)
A chuva passou. (intransitivo)
Maria passou as novidades às colegas. (transitivo direto e indireto)

Predicado nominal

Quando o predicado exprime uma qualidade, estado ou condição, como exemplificado no item 2, o seu elemento principal é um nome (adjetivo ou substantivo) que se refere a outro nome sujeito, podendo ser um ou ambos os termos representados por pronome. A este tipo de predicado chama-se nominal.

O nome que, no predicado nominal, constitui o elemento principal, se diz predicativo, e o verbo que entra no predicado nominal, chama-se verbo de ligação.

Exemplos:
O aluno é trabalhador. (é = verbo de ligação / trabalhador = predicativo)
A rua está deserta. (está = verbo de ligação / deserta = predicativo)
Todos ficaram adoentados. (ficar = verbo de ligação / adoentados = predicativo)
A roupa parece velha. (parece = verbo de ligação / velha = predicativo)

Predicado verbo-nominal

Pode ocorrer, na oração, a fusão do predicado verbal com o nominal, isto é, ao lado da ação se enuncia também um estado, qualidade ou condição:

As meninas assistiram alegres ao espetáculo.
O trem chegou atrasado.
Nomearam meu primo secretário do clube.

Nos exemplos dados enuncia-se uma ação (assistiram, chegou, nomearam) e um estado, qualidade ou condição que se dá concomitante à ação verbal (alegres, atrasado) ou como consequência dela (secretário do clube).

Este tipo de predicado misto recebe o nome de verbo-nominal. No predicado verbo-nominal o predicativo pode referir-se ao sujeito:
Ex: As meninas assistiram alegres ao espetáculo.

ou ao objeto direto:
Ex: Nomearam meu primo secretário do clube.
Excepcionalmente o verbo “chamar” pode pedir predicativo de objeto indireto:
Ex: Nós o/lhe chamamos sábio.

Referências

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 30ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1986.

2ª Etapa: Praticando

Após sistematizar o conteúdo gramatical na lousa e dialogar com os estudantes a respeito dos diferentes tipos de sujeito, o(a) professor(a) pedirá à turma que leia a letra da música “A lua girou”, de Milton Nascimento, enquanto ouvem a melodia.

A Lua Girou
(Milton Nascimento)

A lua girou, girou
Traçou no céu um compasso
A lua girou, girou
Traçou no céu um compasso
Eu bem queria fazer um travesseiro dos seus braços
Eu bem queria fazer…
Travesseiro dos meus braços
Só não faz se quiser
Um travesseiro dos meus braços
Só não faz se não quiser…
Sustenta palavra de homem
Que eu mantenho a de mulher
Sustenta a palavra de homem…
Que eu mantenho a de mulher
A lua girou, girou
Traçou no céu um compasso
A lua girou, girou
Traçou no céu um compasso
Eu bem queria fazer um travesseiro dos seus braços
Eu bem queria fazer…

Em seguida, os alunos deverão grifar os predicados encontrados nas frases da música e classificá-los. O(A) professor(a) deverá fazer a correção na lousa e discutir com os estudantes a análise sintática realizada por eles.

3ª Etapa: Proposta de atividade

Nessa etapa, a turma irá se dividir em grupos de quatro alunos. Cada grupo receberá 5 verbos escritos em pedaços de papel dobrados (os verbos deverão ser diferentes para cada grupo). Os alunos deverão formular frases com os verbos recebidos, de forma que explorem todos os tipos de predicado possíveis de ser formulados com cada verbo recebido. Assim, o mesmo verbo deverá funcionar como verbo de ligação, verbo transitivo direto/indireto, intransitivo, em distintas frases. O(A) professor(a) deverá transitar entre os grupos e auxiliar no processo de criação das orações.

Após essa etapa, cada grupo deverá ditar suas frases para o(a) professor(a), que as escreverá na lousa e analisará em conjunto com o grupo e o restante da turma.

Materiais Relacionados

1) O guia Predicado, do site InfoEscola, é bastante explicativo e poderá ser utilizado pelo(a) professor(a) para sistematizar, com os alunos, as informações sobre o conteúdo. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Predicado

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